Representatividade na literatura: começa hoje a segunda edição do evento Mulheres com a Palavra

Representatividade na literatura: começa hoje a segunda edição do evento Mulheres com a Palavra

Evento organizado por alunas da PUCRS objetiva diálogos empoderados feitos para mulheres e pessoas não-binárias

publicidade

Nesta quarta-feira (11), acontece o primeiro encontro do evento Mulheres com a Palavra. Em sua segunda edição, dessa vez por meio de videoconferência, a atividade é organizada por alunas das áreas de Teoria da Literatura e Escrita Criativa do Programa de Pós Graduação em Letras (PPGL) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). 

O evento, que prossegue até a próxima sexta-feira, começou às 10h com a palestra "Feminismo e descolonialidade". A edição deste ano contará com mais de dez espaços entre palestras, mesas e oficinas, todas ministradas por e para mulheres e pessoas não binárias.

O Mulheres com a Palavra surgiu em 2018, primeiro ano em que todas as turmas ingressantes nos programas de mestrado e doutorado de Escrita Criativa da PUCRS foram compostas exclusivamente de mulheres. A vontade de interagir com outras pesquisadoras foi o que reuniu esse grupo na primeira edição do evento, que falou sobre a representação da figura da bruxa na literatura.

“Tanto em 2020 quanto em 2018, sentimos que havia poucos eventos feitos de mulheres e para divulgação de trabalho criativo, principalmente das meninas da Escrita Criativa. Então, o evento era também uma oportunidade de mostrar esses trabalhos”, lembra Geysiane Andrade, que junto com as colegas Ana Luiza Furlanetto, Andrezza Postay, Virginea Novack e Vitoria Vozniak, está à frente da organização do evento. 

Com a pandemia e a virtualização das atividades, houve menos tempo hábil para organizar e divulgar a programação. Apesar disso, a ideia de uma segunda edição partiu também da necessidade de trocar experiências sobre a rotina acadêmica no contexto do isolamento social. "Tudo foi criado nesse processo de troca e de conhecer umas às outras, com afeto. Mas não só isso”, salienta Vitoria.

Para ela, é comum que as pessoas subestimem eventos protagonizados e realizados por mulheres no meio literário. “Estamos trabalhando com nossas pesquisas, com nossos projetos. Temos a preocupação de estar em um programa de pós-graduação e a importância de mulheres estarem nesses espaços, inclusive em uma universidade católica, como é a nossa”, pontua. 

Por que um evento somente para mulheres e pessoas não-binárias? 

As inscrições para o Mulheres com a Palavra estão esgotadas com mais de 300 participantes, que é o número máximo permitido pela plataforma em que se dará o encontro virtual. O evento é voltado exclusivamente para mulheres e pessoas não binárias para, conforme as organizadoras, tornar-se um espaço acolhedor e seguro, inclusive no sentido físico. Também por isso a reunião não será gravada, de modo que todas possam se expressar sem constrangimentos. 

Por que estudar a relação de mulheres e literatura? 

As teorias feministas e os estudos da mulher vêm ganhando mais espaço no meio acadêmico. Mas o estranhamento ainda surge como barreira em um espaço auto-organizado e autogerido somente por e para mulheres. São esses questionamentos que as alunas pretendem debater, convidando outras mulheres a retomar a construção de redes de apoio e a evolução das relações interpessoais.

Elas têm como objetivo compreender o espectro plural e complexo da mulher em seu modo de agir e pensar, amplificar vozes fora do padrão além de gênero, etnia, classe, orientação sexual, entre outros. “É um debate, um espaço de dúvidas em que permita que não haja respostas completas. É poder se expressar e dizer que não há certeza, mas que se pensa a respeito”, conclui Ana Luiza.

Júlia Amaral (UniVates), Lúcia Centeno (ESPM) e Michelle Garcia (UniRitter)


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895