Bandeira vermelha frustra planos da Red Bull e Leclerc crava pole no Azerbaijão

Bandeira vermelha frustra planos da Red Bull e Leclerc crava pole no Azerbaijão

Hamilton aproveitou para largar em segundo e Verstappen lamentou bastante o terceiro lugar

Bernardo Bercht

Monegasco resolveu a situação na primeira tentativa e fez a festa tifosi

publicidade

O muro estava afiadíssimo, nesto domingo no Azerbaijão, e influenciou diretamente no resultado da classificação. Quem ficou longe dele e se aproveitou foi Charles Leclerc. O leão de treino da Fórmula 1 cravou a segunda pole-position seguida com a Ferrari, com uma boa volta de 1min41s218. Dificilmente seria o primeiro lugar, mas Yuki Tsunoda estampou a mureta e causou uma bandeira vermelha que anulou a segunda chance dos demais. Lewis Hamilton comemorou um segundo lugar em fim de semana ruim com a Mercedes, enquanto Max Verstappen lamentou muito a chance perdida e largará em terceiro.

Outro que não curtiu o desenrolar do Q3 foi o mexicano Sérgio Perez. Muito rápido em todas as sessões, ele teria a ajuda do vácuo na última tentativa, mas não teve a oportunidade e será apenas sétimo. Quem gostou da presepada do companheiro de equipe foi Pierre Gasly, que embalou a AlphaTauri no quarto lugar.

Também na turma dos arteiros do dia, Carlos Sainz quase estampou o já batido Tsunoda, mas ainda salvou o quinto lugar. Lando Norris foi sexto, mas ainda sob júdice, já que pode ter cometido infração na bandeira vermelha. Tsunoda em oitavo deverá alinha à frente de Fernando Alonso. O espanhol se salvou as duas vezes na bacia das almas, mas finalmente andou na frente de Esteban Ocon e voltou ao  Q3. Num dia para esquecer, Valtteri Bottas nunca pareceu competitivo, mas foi ainda mais castigado pela bandeira vermelha, partindo de um distante décimo lugar.

Quem ficou muito frustrado com a degola do Q2 foi Sebastian Vettel. O alemão estava confiante de colocar a Aston Martin no top ten e acabou perdendo por 29 milésimos, por conta de outra bandeira vermelha. Daniel Ricciardo achou a mureta, prevendo o que faria Tsunoda logo depois e deixou sua McLaren pregada ali, e no 13º lugar. O 11º posto, entretanto, pode ser muito bom para Vettel, que terá a opção de largar com o pneu médio, com todo mundo de macio na frente.

Dividindo essa dupla, Esteban Ocon não deu like na bandeira vermelha. O francês tinha boas chances de Q3, mas acabou em 12º com a outra Alpine. Kimi Raikkonen, claramente sem velocidade de reta na Alfa Romeo e George Russell, com uma Williams super instável, completaram os 15 primeiros.

Na turma do fundão, os convidados indesejados foram Antonio Giovinazzi e Lance Stroll. O canadense foi o primeiro a estampar guard-rail com a Aston Martin e o italiano foi na carona pouco tempo depois e acertou o mesmo lugar para acompanhar ele na última fila. O primeiro degolado foi Nicholas Latifi, com as duas Haas bem longe de incomodar a galera. Mick Schumacher à frente de Nikita Mazepin.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895