Bicampeão da Indy e paralímpico, Zanardi passa por cirurgia neurológica após acidente

Bicampeão da Indy e paralímpico, Zanardi passa por cirurgia neurológica após acidente

Piloto colidiu com caminhão durante prova de ciclismo na Itália

Por
Correio do Povo e AE

Zanardi participou com a BMW das 24 Horas de Daytona, em 2019


publicidade

Lenda do automobilismo e das paralimpíadas, o italiano Alessandro Zanardi sofreu um grave acidente enquanto participava de uma competição de ciclismo em Pienza, na província de Siena. O bicampeão da Fórmula Indy e ex-piloto de Fórmula 1 passou por uma cirurgia neurológica e seu estado de saúde é grave.

Zanardi precisou ser levado de helicóptero para um hospital após ser atingido por um caminhão em uma zona de decida da prova.  Zanardi competia em uma etapa do revezamento do Objetivo Tricolor, uma competição que reúne atletas paralímpicos em bicicletas de mão, bicicletas ou cadeiras de rodas.
 
As primeiras informações da imprensa italiana são de que Zanardi teria perdido o controle da sua bicicleta de mão em uma descida, numa curva, indo para a pista oposta. Na contramão, ele se chocou com o veículo pesado.

Após receber o primeiro atendimento no local, Zanardi foi transferido para o hospital Le Scotte di Siena. Há a suspeita de que ele teria sofrido múltiplos traumas.

Duas vezes campeão na Indy,  ele também soma quatro medalhas de ouro paralímpicas. Ele competiu na Fórmula 1 entre 1991 e 1994, depois indo para o automobilismo norte-americano, onde foi campeão na Cart em 1997 e 1998, regressando no ano seguinte para a F-1. Em 2001, um grave acidente em corrida da Cart na Alemanha o fez perder as duas pernas.


O italiano ainda seguiria envolvido no automobilismo, participando do WTCC e da DTM, mas aos poucos passou a se concentrar no esporte paralímpico. Ele faturou dois ouros em Londres-2012 e outros dois no Rio-2016. Nesse momento, se preparava para disputar, em novembro, prova do Campeonato Italiano de GT, pela BMW.