Bottas supera favoritismos e crava pole para o GP de Portugal de Fórmula 1

Bottas supera favoritismos e crava pole para o GP de Portugal de Fórmula 1

Finlandês garantiu melhor tempo em treino muito acirrado e com surpresas na pista de Portimão

Bernardo Bercht

Finlandês aproveitou tropeço dos favoritos para liderar

publicidade

Valtteri Bottas surpreendeu os favoritos e cravou, neste sábado, a pole para o GP de Portugal. O finlandês anotou 1min18s348 e contou com uma piora na pista para garantir o melhor tempo. Lewis Hamilton não conseguiu melhorar na sua tentativa final e, apesar de no Q2 ter uma volta em 1min17s, valeu a tomada do Q3 que deu vantagem ao companheiro. A Red Bull deixou Max Verstappen com uma chance só e ele fez o possível para ser terceiro.

O quarto posto ficou com Sérgio Perez, num dia em que os energéticos não acharam um bom acerto para voltas rápidas. Por pouco, ele não tomou o drible de Carlos Sainz, que se recuperou do Q2 ruim para ser o quinto. Em sexto, Esteban Ocon coroou um dia muito competitivo da Alpine, mas só com ele, né Fernando?

Não foi o melhor dos dias, também, para a McLaren, que teve Norris apenas em sétimo. Charles Leclerc errou sua segunda tentativa e foi apenas oitavo. Pierre Gasly lutou muito com a chucra AlphaTauri para ser nono, com Sebastian Vettel voltando ao Q3, em 10º, na Aston Martin.

No Q2, o primeiro degolado até comemorou sua volta. George Russell puxou a Williams pelas crinas e cravou o 11º tempo. Se salvaram, bem faceiros, Pierre Gasly em 10º e Sebastian Vettel em nono. Carlos Sainz tomou um susto, não conseguiu boa volta de médios, fez uma volta ruim de macios e precisou de uma terceira volta para avançar.

Em dia bem abaixo da média, ainda tentando se adaptar a um novo circuito, Fernando Alonso foi apenas o 13º, atrás de Antonio Giovinazzi. Pior, tomou oito décimos do companheiro Esteban Ocon, que avançou tranquilo ao Q3.  Yuki Tsunoda e Kimi Raikkonen completaram os 15 primeiros.

A primeira degola teve uma grande zebra: Daniel Ricciardo não encaixou boa volta com sua McLaren e ficou num péssimo 16º lugar. Não é o melhor fim de semana dos carros laranjas, mas Lando Norris escalou com certa folga até o Q3.

Também fora da festa, Lance Stroll errou sua última tentativa e foi ainda pior, em 17º com a Aston Martin. O companheiro, Sebastian Vettel, dessa vez avançou tranquilo. Dentro da normalizado, Nicholas Latifi liderou as duas Haas; com Mick Schumacher de novo adiante de Nikita Mazepin.

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895