Bottas vence Sprint Race, mas show em Interlagos é de Hamilton

Bottas vence Sprint Race, mas show em Interlagos é de Hamilton

Britânico escalou de último para quinto em corrida espetacular após punição

Bernardo Bercht

Heptacampeão fez 15 ultrapassagens em 24 voltas

publicidade

Valtteri Bottas e Max Verstappen cumpriram suas missões, Lewis Hamilton foi espetacular. Os três personagens principais da Sprint Race em Interlagos podem ser resumidos assim. Bottas largou de maneira impecável com os pneus macios e assumiu a ponta. Verstappen administrou toda sua vantagem para ser segundo de médios. Hamilton patrolou o grid de 20º até chegar em quinto, com 15 ultrapassagens em 24 voltas mal parando para respirar.

O britânico parecia numa missão kamikaze em recuperar "na força do ódio" o prejuízo gerado pelo erro da Mercedes em seu aerofólio traseiro e pela não-punição da Red Bull quando o piloto holandês quebrou o parque fechado no seu carro e no do britânico. Já na primeira curva, o heptacampeão tinha passado quatro carros, pulano de 20º para 16º.

Na volta seguinte passaria mais dois carros e herdaria a posição de Kimi Raikkonen, que rodou ao ser tocado pelo companheiro Antonio Giovinazzi, numa trapalhada Alfa Romeo. Quem largou bem de macios foi Esteban Ocon, saltando para oitavo com a Alpine. Fernando Alonso, dessa vez, escolheu os médios e patinou nas voltas iniciais.

Lá na frente, Bottas liderou e Carlos Sainz deu um bote perfeito com a Ferrari. Dividiu a Curva 4 com Verstappen e o holandês teve que ir lá fora, quase danificando seu aerofólio. O piloto da Red Bull deu o troco, contudo, e retomou o segundo posto. Sainz então, ficou numa batalha de corrida inteira com Sérgio Perez.

Aproximando-se do top ten, Hamilton viu Alonso abrir a porta para não gastar pneus e, em seguida, partiu para cima de Daniel Ricciardo. O australiano da McLaren, contudo, deu trabalho por quatro voltas, aproveitando que também tinha a asa móvel de Sebastian Vettel. Mas o piloto da Mercedes deu um jeito, embalou na junção e mesmo com ambos abrindo o DRS colocou por fora e foi embora. Ainda tentou superar a Aston Martin no Laranjinha, na mesma volta, mas não levou. Na seguinte, também despachou o alemão.

Pierre Gasly nem deu para a conta, sem asa móvel e o britânico já era sétimo. Charles Leclerc a essas alturas tinha sido superado por Lando Norris e logo tomou o passão do hepta. Na volta final, Hamilton tinha apenas uma chance de passar a McLaren. A distância era grande, mesmo com DRS aberto. Ele aproximou, tomou a espremida, mas se atirou na freada e, mesmo desequilibrado, levou o quinto lugar. Com isso, largará em décimo na prova principal. Na entrevista após a corrida, tascou: "Ainda não acabou".

Lá na frente, Verstappen até entrou na zona de asa móvel de Bottas, mas nunca tentou atacar, mesmo com pneus mais novos. O finlandês administrou e cruzou em primeiro para somar os três pontos e garantir a "pole-position". Max vai largar bem faceiro em segundo, com o ótimo Sainz em terceiro. Perez foi quarto e parte na frente de Norris. Leclerc vem a seguir, com Gasly em sétimo. Ocon será oitavo, à frente de Vettel e, então, Hamilton.

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895