Câmera do safety car mostra volta veloz e estreita para primeiro GP da Arábia de Fórmula 1

Câmera do safety car mostra volta veloz e estreita para primeiro GP da Arábia de Fórmula 1

Pista de Jeddah deve punir erros dos pilotos com muro

Bernardo Bercht

Entrada dos boxes preocupa em ponto estreito da pista

publicidade

A Fórmula 1 divulgou a primeira volta onboard "das Arábias", nesta quinta-feira. O safety car percorreu o circuito de Jeddah, na Arábia Saudita, dando uma ideia dos desafios que os pilotos vão enfrentar no veloz traçado de rua.

Logo de cara, chama a atenção que a pista fica muito estreita em alguns pontos, um deles bem preocupante: a entrada dos boxes. Ali, o percurso tem pouco mais que dois carros e meio de largura e a galera vai ter que negociar na hora de reduzir e ir para os pits.

Quase todas as muretas de proteção usam a tecnologia "soft wall", o muro macio inaugurado nos ovais norte-americanos. Medida essencial, já que a maioria das curvas é de média ou alta velocidade, e quase sem saídas de escape. Apenas os dois "grampos" nos extremos de Jedah, exigem freadas realmente intensas.

São vários pequenos trechos de reta, e duas partes mais fortes de aceleração total. Serão ainda três zonas de asa móvel para apimentar as batalhas.

No resumo, a corrida poderá ser de sobrevivência, com os pilotos evitando os muros e erros, que poderão ser punidos com saída imediata da corrida. E até alguns engavetamentos, conforme a configuração do acidente.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895