Castroneves exalta mecânico que garantiu bons pits-stops mesmo lesionado na Indy 500

Castroneves exalta mecânico que garantiu bons pits-stops mesmo lesionado na Indy 500

Piloto narrou saga de bastidores para definir quem trocaria pneu traseiro, que dava problemas nos treinos

Bernardo Bercht

Trabalho de boxes preocupava e gerou história de superação

publicidade

Hélio Castroneves revelou um herói de bastidores, na sua quarta e legendária vitória nas 500 Milhas de Indianápolis. Em coletiva para a imprensa brasileira, o piloto salientou o esforço do mecânico Jacob Callahan, que mesmo com a perna lesionada cumpriu todos os cinco pit-stops que mantiveram a Meyer Shank Racing na disputa final.

A confiança de Hélio no carro era total, tanto que, após o warm-up ele brincou com o time: "Não é nem para limpar, deixem sujo, não encosta", comentou. As paradas para reabastecimento e troca de pneus, contudo, davam dor de cabeça. "A gente treinou, mas os tempos não eram constantes, principalmente por conta da roda traseira direita", relatou.

"Eu até fiz uns contatos, falei com um rapaz que tinha trocado para o Takuma Sato ano passado, mas agora ele tava recebendo convidados. Tipo, ia tirar mandar o cara para os boxes de novo", narrou o tetracampeão da Indy 500. "Mas acabou que esse outro garoto ficou treinando e definimos o time para as trocas", salientou.

Curiosamente, nos primeiros pit-stops, foi exatamente Callahan que demorou um pouco a troca, o que fez Hélio perder cair para o sétimo lugar. Seria sua pior posição na corrida. O mecânico errou quando podia errar. "A gente estava na comemoração do time quando eu vi o rapaz, e ele estava com a perna toda roxa e inchada. Acho que mal dava para colocar o sapato", lembrou o piloto.

"Ele se machucou treinando para os pits. Torceu, de alguma forma. E mesmo assim ele foi lá e trabalhou a corrida toda", exaltou Hélio. "Eu perguntei: 'você pulou o muro e trocou os pneus com essa perna?' Ele respondeu que estava um pouco melhor na corrida, mas eu duvido", ponderou. "No fim das contas, a gente esteve sempre entre os melhores nos pits. Tem que destacar esse tipo de esforço."


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895