Colton Herta faz história em Austin e se torna mais jovem vencedor da Indy

Colton Herta faz história em Austin e se torna mais jovem vencedor da Indy

Norte-americano fez corrida impecável e deu sorte no fim para vencer aos 18 anos

Bernardo Bercht

Harding Racing conseguiu sua primeira vitória na categoria

publicidade

A Fórmula Indy ganhou seu "Max Verstappen" neste domingo. O norte-americano Colton Herta, aos 18 anos, venceu a prova de Austin no Texas e se tornou o mais jovem vencedor da história da categoria. O vice-campeão da Indy Lights já vinha mostrando performance desde a última etapa de 2018 em Sonoma. Agora, concretizou as boas impressões com uma vitória na base da pilotagem impecável e com um toque de sorte na arrancada final.

Durante a maior parte da corrida, um espetáculo cheio de ultrapassagens na larga e cheia de possibilidades pista do Circuit of Americas, Will Power, Alex Rossi e Scott Dixon pareciam os postulantes principais ao pódio. O trio tinha melhor ritmo e não dependia de bandeiras amarelas para chegar na frente no final.

Só que depois de muitas trocações, toques de roda, arranhadas na carenagem, foram surpreendidos. Um arranca-toco entre Felix Rosenqvist e James Hinchcliffe, a 15 voltas do final, mudou o jogo. A dupla provocou uma bandeira amarela que deu "oxigênio" o suficiente para a turma que tinha esticado os pit-stops chegar no fim sem parar.

O melhor destes era Colton Herta. O trio de líderes foi para os pits e voltou lá no meio do pelotão. Pior ainda, Will Power teve uma quebra de transmissão quando tentava sair dos boxes e ficou por ali. Castigo forte para o australiano, que tinha comandado boa parte da corrida.

Veio a relargada e Herta nunca foi pressionado pelo segundo colocado, Josef Newgarden. Abriu como queria e obteve uma vitória espetacular com a pequena equipe Harding. Newgarden fechou em segundo, com Ryan Hunter-Reay em terceiro.

Entre os brasileiros, Tony Kanaan teve um dia combativo, depois de largar no fundo do pelotão. O último safety car ajudou um tanto e ainda veio bela ultrapassagem para cima de Ed Jones, que confirmou um décimo segundo posto para o veterano. No outro carro da A. J. Foyt, Matheus Leist passou o dia entre rondar o top ten e o décimo quinto lugar.

Ele seguia a tática dos líderes e acabou prejudicado pela bandeira amarela. Teve que fazer um pit-stop para não ficar sem gasolina e acabou caindo para o fundo do pelotão. Ainda fez duas ultrapassagens para chegar em décimo sétimo.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895