Empatados! Duelo de igualdade, polêmica e talento define ano histórico de Max e Lewis

Empatados! Duelo de igualdade, polêmica e talento define ano histórico de Max e Lewis

Fórmula 1 confronta seus dois grandes nomes para definir campeão na etapa final em Abu Dhabi

Antônio Munró Filho

publicidade

Será assim que Max Verstappen e Lewis Hamilton iniciarão os trabalhos finais para a última corrida da temporada 2021, em Abu Dhabi: Empatados! Isso mostra, mais do que as palavras podem dizer: um equilíbrio que marca a disputa pelo caneco neste ano. Para ficar ainda mais evidente, caso Hamilton, em grande forma na reta final do campeonato, vença o embate épico, será a sétima virada na tabela de classificação. A SÉTIMA! Verstappen, amadurecido pela rivalidade digna de cinema, também não vai querer deixar a chance de se tornar campeão escapar, derrotando o maior nome da categoria, o que seria por si só um baita feito! E para ele, o curioso é que o “empate” basta, pois tem uma vitória a mais do que o rival inglês.

O fato é que não há indício de que nome figurará na galeria dos campeões já no final da tarde do próximo domingo. Caso o piloto do carro #44 suba ao degrau mais alto, verá seu nome pela oitava (e incrível) vez em tal galeria. OITAVA!!! Pulverizando o último recorde que, empatado, divide com a lenda Michael Schumacher. Já o piloto do bólido #33 pode fazer história ao se tornar o primeiro holandês a figurar na seleta lista, o que não é pouca coisa.

A gangorra competitiva oscilou para os dois lados ao longo das 22 etapas da temporada. O equilíbrio chegou até mesmo ao número de polêmicas e reclamações que, mais uma vez, denotam a disputa acirradíssima também fora da pista. A F-1 está polarizada! Não existe terceira via, mas há exageros dos dois lados, não há santos ali. São dois pilotos, um já consagrado como o maior (aceita aí, para de reclamar e vai tomar a sua vacina, números dizem quase tudo...); o outro, jovem desafiante, querendo viver seus dias de glória num ano de atuações memoráveis.

Parece filme de Hollywood.

Todos os elementos de um blockbuster estão lá: campeão consagrado enfrenta garoto arrojado e arrogante, batem roda com roda (e até um subiu no outro no GP da Itália), saem dos limites da pista... Falta um soco, que não vai acontecer, pois é um filme blockbuster que se preze, quiçá passível de figurar no Oscar! Nada de falas medonhas como a famosa frase dita por Sylvester Stallone em, no questionável “Stallone Cobra”: “Você é uma doença e eu sou a cura”. (Veja a terrível cena aqui) Não, nada disso!

Lembre-se: são dois pilotos competitivos querendo o título que será só de um, por mais que estejam...

Empatados!

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895