Fórmula 1 volta às origens, com largada na chuva, rádio liberado, sem halo ou mimimi

Fórmula 1 volta às origens, com largada na chuva, rádio liberado, sem halo ou mimimi

publicidade

Largadas no molhado, sem halo e sem frescuras no rádio! É a velha nova F1 Largadas no molhado, sem halo e sem frescuras no rádio! É a velha nova F1


A Fórmula 1 parece ter encerrado a temporada de tiros no pé que era interminável em 2016 com a imposição de regras cheias de frescuras. Acabou o mimimi! A reunião do grupo estratégico da categoria, nesta quinta-feira, rasgou boa parte do manual de bons costumes para garantir uma competição mais sincera e aberta ao público. Depois de punições esdrúxulas nas últimas corridas, a proibição de troca de informações pelo rádio foi retirada. Para 2017, a categoria voltará a ter largadas paradas quando estiver chovendo e não mais a baboseira do safety car até ficar molhadinho. Também foi adiada a implementação do horroroso e improvisado "halo". Um "sistema de proteção para a cabeça" será desenvolvido apenas para 2018.

Enquanto a realidade e os fãs gritavam, ninguém parecia ouvir nos administradores do esporte. Agora, simplificando, atingiram exatamente o que todos querem, que é mais interação com o público e mais clareza no que ocorre dentro de uma corrida. Para breve, ainda sem data definida, também será descartado o monitoramento interminável das "infrações por exceder os limites da pista", que geraram muito mimimi e pouquíssima contribuição desportiva.

Sobre o rádio, apenas durante a volta de apresentação os times não poderão dar qualquer palavrinha de incentivo para a turma, que terá de regular a embreagem e os sistemas de energia do motor sozinha. Na corrida, pode tudo, até contar piada e falar palavrão. Só que toda e cada palavrinha terá de ser liberada para a direção de TV usar como bem quiser, sem códigos bestas.

As largadas com chuva serão um pouco mais complexas para 2017. A critério do diretor de prova, os carros poderão iniciar a corrida atrás do safety car para "sentir a pista" e criar um trilho. Depois disso, porém, todos vão alinhar em suas posições no grid e fazer o procedimento de largada parada. Para trocar pneus, só depois de dar uma volta completa, também para evitar a confusão de Silverstone que criou um buraco no grid com um safety car virtual.

O halo perdeu o nome e parece ter caído na cotação com seu estilinho chinelo de dedo. A FIA liberou novamente testes para o Aeroscreen da Red Bull e pediu mais evoluções na solução ferrarística ao longo de 2017. Só depois que o projeto ficar robusto e "sem furos" será dado o aval para implementação em 2018. A verdade é que, apesar de proteger contra alguns tipos de objetos e rodas soltas, o halo ainda tem vários pontos fracos que levariam perigo aos pilotos, além da dificuldade de extrair alguém do cockpit, ou ainda deixar rapidamente um carro em chamas.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895