Fittipaldi celebra troféu de estreante mais rápido da Indy 500 e brinca com suco de laranja do avô

Fittipaldi celebra troféu de estreante mais rápido da Indy 500 e brinca com suco de laranja do avô

Pietro salientou que nem era nascido quando Emerson quebrou a tradição da garrafa de leite

Bernardo Bercht

Piloto brasileiro vai largar em 13º no domingo

publicidade

A família Fittipaldi tem um legado de pioneira no automobilismo brasileiro. Eis que, em 2021, Pietro Fittipaldi se tornou um pioneiro entre os feitos do seu sobrenome. Ele é o primeiro a colocar uma plaquinha Fittipaldi no troféu de estreante mais rápido na classificação para as 500 Milhas de Indianápolis. Ao receber a premiação, nessa terça-feira, ele inclusive brincou sobre uma tradição que Emerson quebrou, em 1993. "Eu não era nem nascido quando o meu avô tomou o suco de laranja", relatou.

"Se vocês quiserem, para compensar, podem levar duas garrafas de leite, no caso de eu vencer, domingo", prosseguiu Pietro. "Eu bebo as duas!" O ato da garrafa de leite homenageia os produtores, premiando o vencedor após a linha de chegada. Em 93, Emerson recusou o leite e tomou suco, causando frisson no templo da velocidade.

Agora, Pietro seguiu à risca a cartilha e fez até brinde com a garrafa de leite, ao lado de Josef Newgarden. “Foi uma grande honra receber esse prêmio do novato mais rápido das 500 Milhas de Indianápolis. Foi muito legal, tem muita história, meu nome agora está no troféu, que tem vários nomes de lendas que foram também novatos mais rápidos e ganharam o mesmo prêmio que ganhei”, salientou. Os mais recentes são Fernando Alonso, Matheus Leist e Rinus Veekay.

Questionado sobre o peso da tradição familiar no seu desempenho, Pietro salientou que já superou essas barreiras com os títulos e, agora, com a experiência de andar na Fórmula 1 e na Indy. “Nada coloca mais pressão sobre mim, do que eu mesmo, para ter sucesso", afirmou.

Ele larga em 13º na prova de domingo. Na classificação obteve média superior a 230 milhas por hora com o carro da Rick Ware Racing.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895