Hamilton ataca com tudo, mas Verstappen faz prova impecável e vence o GP dos EUA

Hamilton ataca com tudo, mas Verstappen faz prova impecável e vence o GP dos EUA

Britânico assumiu a ponta na pista, mas Mercedes levou o drible tático da Red Bull e deixou rival abrir 12 pontos no campeonato

Bernardo Bercht

Hamilton atacou no começo, mas Verstappen controlou as ações

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Lewis Hamilton tentou de tudo, largou na frente e pressionou, mas Max Verstappen executou a corrida com perfeição e usou a melhor performance da Red Bull para ganhar na tática o GP dos Estados Unidos de Fórmula 1. Com isso, abriu 12 pontos de vantagem no Mundial e ensaia uma arrancada para o título. A Mercedes foi muito conservadora e tomou os dois undercuts dos rivais. Sérgio Perez completou o pódio, mas num distante terceiro lugar.

Na largada, Hamilton garantiu que teríamos uma corrida. Largou melhor, botou com tudo por dentro e freou lá no desespero para assumir a ponta. Perez evitou passar Verstappen, que se desequilibrou e o holandês começou a perseguição. Mais atrás, Daniel Ricciardo fez linda manobra para passar Carlos Sainz e Lando Norris na mesma freada. Um pouco mais além, Fernando Alonso e Sebastian Vettel passaram quatro carros na primeira volta, enquanto Esteban Ocon e Nicholas Latifi danificaram os aerofólios.

Com o carro mais equilibrado, Verstappen se manteve na primeira janela sempre abaixo de dois segundos de Hamilton. Para garantir a posição de pista, a Red Bull chamou o piloto bem cedo, na volta 10, para a troca de pneu. Em seguida, chamaram Perez, enquanto a Mercedes manteve Hamilton na pista por mais quatro passagens. A tentativa era ter mais mais pneu, mas a turbulência dificilmente permitiria um ataque em alguma circunstância.

Depois dos pits, quem tinha mais ação era Alonso, passando Lance Stroll e perseguindo as duas Alfa Romeo pelos pontos. Só que o espanhol exagerou, se embaralhou com Raikkonen e, depois, na força do ódio, passou Giovinazzi saindo da pista. Teve que devolver, foi para cima de novo e daí, forçou o italiano a sair da pista e enfim foi adiante. A essas altura, contudo, já tinha perdido contato e desgastou muito os freios.

A Mercedes tinha uma segunda chance de inverter a história da corrida, mas mal piscou e a Red Bull é que agiu. Puxou Verstappen para os pits super cedo, novamente, e deixou a encrenca para Hamilton. Os alemães poderiam tentar uma parada só e adiaram a segunda troca de pneus.

Max voltou estranhamento lento dos pits e demorou três voltas para começar a tirar diferença efetiva para o líder. Podia ser graining, ou economia de borracha, mas logo o holandês iniciou a remontada.

A última cartada seria arriscar um jogo de pneus diferentes, mas nem isso a atual campeã tentou. Hamilton foi para a borracha mais dura, com oito voltas a menos que o rival. Teria que tentar um pequeno milagre, mas a verdade é que ali a prova já era toda de Verstappen.

Hamilton acelerou estoicamente, tirou mais de meio segundo por volta até as cinco finais, mas aí veio a zona de turbulência. Ao passar dos dois segundos, o ar deslocado por Verstappen não permitia seguir mais perto. Mick Schumacher ainda atrapalhou Max e permitiu chegar a 1s, mas nunca com uma posição de ataque. Verstappen controlou a situação e conquistou uma vitória que pode render a faixa de campeão lá adiante. Hamilton chegou traseirando na linha de chegada, conformado, mas frustrado. Perez terminou num distante terceiro posto.

O quarto lugar foi de Charles Leclerc. O monegasco executou uma tática de manual da Ferrari para ser o melhor do resto, de novo. Ricciardo lutou muito com Sainz, chegando a tocar rodas e trocar todo tipo de tinta vermelha e laranja para ser quinto. Valtteri Bottas teve uma corrida apagada rumo ao sexto lugar, passando Sainz no fim. Talvez apenas pelo espanhol estar com o aerofólio dianteiro danificado. Atrás dele, em oitavo, Lando Norris ficou abaixo da sua média.

Yuki Tsunoda somou uns pontinhos bacanas para a AlphaTauri, depois de segurar um trem de carros bem maluco nas voltas iniciais. Sebastian Vettel recebeu um ponto de recompensa depois de remar muito com a Aston Martin. O coitado do Kimi Raikkonen perdeu o pontinho para a Alfa Romeo ao rodar com pneus velhos no finalzinho.


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