Hamilton crava pole com recorde, Bottas larga em primeiro com domínio Mercedes na Turquia

Hamilton crava pole com recorde, Bottas larga em primeiro com domínio Mercedes na Turquia

Verstappen não teve resposta para performance dos rivais, mas tentará aproveitar penalização do rival

Bernardo Bercht

Finlandês fez segundo tempo e larga na frente

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Chuva, asfalto liso, umas saídas de pista, nada sacudiu a ótima performance da Mercedes, neste sábado, e o time alemão mobilizou a primeira fila do GP da Turquia. Lewis Hamilton foi o mais rápido, com novo recorde mesmo em pista úmida, só que vai perder dez posições por trocar o motor. Valtteri Bottas vai liderar o pelotão após fazer o segundo tempo, enquanto Max Verstappen fez o possível e ficou em terceiro, na tentativa de aproveitar a penalidade do rival pelo título com a Red Bull.

O Q1 começou embaralhado com a chance de chuva e pista úmida. A previsão das equipes era tudo piorar com cinco minutos e a galera se embolou na pista. Hamilton, Vestappen, Perez, Sainz e Tsunoda rodaram ou visitaram a brita, mas todo mundo seguiu. Foi um chuvisco e, a partir daí, o asfalto só evoluiu.

Ainda assim, todo mundo ficou na pista, com as lideranças e degolados se alternando. Quem engatou boas voltas logo foram Hamilton, Bottas e Alonso. Só que ninguém podia dormir no ponto e até a última passagem tinha a turma melhorando voltas.

Aí, surgiu o herói da sessão: Mick Schumacher. O alemão conseguiu uma voltassa para colocar a Haas no Q2, fato raro na temporada. Depois de muito se atrapalhar e sair da pista, Sainz fez sua missão. Engatou uma volta e eliminou o complicado Daniel Ricciardo e sua McLaren ainda no Q1. Sebastian Vettel se salvou na bacia das almas, por milésimos em 15º. Atrás do instável australiano, Nicholas Latifi foi 17º com a Williams Antonio Giovinazzi e Kimi Raikkonen andaram em formação com a Alfa Romeo e Nikita Mazepin segurou o fundão.

O Q2 foi basicamente sem chuva, mas a pista úmida dificultava o aquecimento de pneus. Ainda assi, a maioria dos pilotos arriscou pneus médios, já que a previsão na corrida é que os macios se deteriorem muito rápido.

No seco, a Mercedes mostrou que está com o carro mais na mão, com Hamilton liderando Bottas em formação e alguma folga de tempo para o resto. O brilho inicial, contudo, foi de Fernando Alonso, puxando melhores setores com o pneu médio de Alpine. Seu companheiro, Ocon, tentou ir atrás, mas ficou beeeem atrás, eventualmente eliminado em 12º.

Nos momentos finais, Sérgio Perez e Charles Leclerc conseguiram evitar constrangimento para Red Bull e Ferrari e entraram no top ten. George Russell quase conseguiu, mas levou a pior na instabilidade da curva. Se perdeu na curva final e ficou em 13º. Lando Norris sobreviveu em 10º com a McLaren, enquanto Vettel acabou cortado em 11º de Aston Martin.

O Q3 foi bem mais protocolar que o resto da sessão e os carros alemães logo se estabilizaram na frente. A maior ameaça era, inclusive, a AlphaTauri de Pierre Gasly. O francês errou na sua última volta, contudo, e ficou em quinto. Charles Leclerc aproveitou e colocou a Ferrari no quarto posto, cumprindo a previsão de que os carros vermelho teriam bom potencial. O sexto foi Fernando Alonso, num fim de semana promissor com a Alpine e desbancando a Red Bull de Sérgio Perez. O mexicano foi sétimo, à frente de Lando Norris com uma McLaren bem complicada, à frente de Lance Stroll na Aston Martin e da outra Alpha, de Yuki Tsunoda.


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