Hamilton vence corrida tática na Hungria

Hamilton vence corrida tática na Hungria

publicidade

Britânico disparou na ponta e não foi mais ameaçado. Foto AFP


Lewis Hamilton disparou na ponta, controlou o ritmo e venceu de lambuja o GP da Hungria, neste domingo. O piloto da Mercedes raras vezes foi ameaçado e aumentou a vantagem na liderança do campeonato. Vettel ainda salvou o segundo lugar no fim, com uma ultrapassagem bagunçada mas efetiva para cima de Bottas, com Raikkonen fechando o pódio em terceiro.

As Ferrari largaram melhor que as Mercedes, mas Raikkonen não conseguiu passar Bottas e enxergou Vettel colocando por fora. Apesar de ter pneus mais rápidos, o finlandês deixou o alemão passar para perseguir os prateados. Foi o sinal para uma corrida tática, com o alemão usando pneus supermacios e os demais quatro primeiros de ultramacios.

Começou o trenzinho de Hungaroring, com a exceção do sempre excelente Daniel Ricciardo. O australiano, com suas capacidade de frear dentro da curva muito além do normal, logo escalou de 14º para quinto. Sua tática preferida era "apavorar" o rival na Curva 1 e preparar o bote por fora na Curva 2, contornando roda com roda até sair na frente. A essas alturas, o companheiro Max Verstappen já tinha parado com problemas mecânicos.

Na turma da ponta, Raikkonen foi o primeiro a parar despachando os pneus roxos por amarelos, escolha de duas paradas. Bottas marcou a tática do adversário e veio para os pits logo depois. Hamilton ficou mais tempo fora da pista, enquanto Vettel assumia o segundo posto e começava a fazer seu jogo para colocar ultramacios na perna final de prova com apenas uma troca.

Parecia que ia funcionar para brigar pela ponta, com a Ferrari mais rápida até de pneus gastos e abrindo. A poucas voltas da sua janela de pits, porém, Vettel foi atrapalhado por uma sequência de quatro retardatários e perdeu vantagem. Na parada, pior ainda, a roda dianteira ficou mal colocada e dois segundos preciosos foram para o ralo. Resultado, Vettel em terceiro lugar, atrás de Bottas. Ainda tentou uma manobra suicida logo após sair, mas quase bateu na traseira da Mercedes e teve que recolher. Depois disso, dificuldade extrema para se aproximar com a turbulência.

As voltas finais foram na ponta dos cascos, com as duas Ferraris embutidas no vácuo de Bottas. Mas Vettel sem conseguir uma manobra efetiva para passar e Raikkonen com pneus muito mais novos preso atrás do companheiro de equipe. Até que Vettel foi com tudo e botou por fora na primeira curva. Deu o xis e foi por fora. Espremeu Bottas na segunda perna e os dois se tocaram, quebrando a asa de Bottas. Também danificou o assoalho, mas para sorte do alemão, não furou o pneu. Seguiram as duas Ferrari em formação para fechar o pódio no segundo e terceiro lugares.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895