Herta vence com domínio total GP de St. Pete da Fórmula Indy

Herta vence com domínio total GP de St. Pete da Fórmula Indy

Newgarden tentou ataque com pneus macios no fim, mas Penske teve de se contentar com segundo lugar

Bernardo Bercht

Piloto da Andretti liderou 97 das 100 voltas

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Colton Herta manteve a nova geração na frente da concorrência, na etapa de Saint Pete da Fórmula Indy. O norte-americano da Andretti dominou completamente a prova de rua deste domingo, evitou os muros com maestria e ainda segurou a pressão final de Josef Newgarden para faturar, liderando 97 das 100 voltas. Simon Pagenaud completou um pódio com duas Penske em terceiro.

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Na disputa do título, Alex Palou conseguiu segurar a ponta com 66 pontos, mas num dia bem abaixo da média circulava no meio do pelotão, até ter problemas no fim e finalizar apenas em 17º. O interminável Scott Dixon, com o quinto lugar; e Will Power, com o oitavo posto, ficaram a apenas um ponto de superar o espanhol.

Herta começou a desenhar uma corrida dominante já na largada, disparando à frente de Jack Harvey e abrindo uma boa diferença de três segundos. Mais atrás, o destaque era Alex Rossi, que pulou para oitavo após um treino ruim. Sebastien Bourdais se digladiava com Rinus Veekay e Pato O'Ward pelo quinto posto.

Veio a primeira amarela, quando Jimmie Johnson pegou o lado sujo da pista e saiu de frente, ficando preso rente à barreira de pneus. Na relargada, Takuma Sato estava possuído e fez sua manobra banzai para cima de James Hinchcliffe. Bateram rodas e o canadense levou a pior com o pneu furado. Sato queria mais e logo desbancou Veekay, McLaughin e Bourdais para surgir no top 8. O'Ward liderava essa turma, mas errou na entrada da reta. Foi a dica para Sato fazer um "three wide", linha tripla para superar ambos na mesma manobra e ser sexto. Depois disso, o mexicano da McLaren não teria mais ritmo e finalizar como último na volta do líder.

Em um duelo do top ten, Graham Rahal estragou a corrida dele e de Rossi na mesma manobra. O piloto da Rahal-Letterman colocou por dentro, mas freou muito tarde e bateu na lateral do carro da Andretti. Já com o pneu furado, Rossi não teve como segurar a linha interna na curva seguinte e saiu de frente em cima de Rahal, prendendo ambos contra o muro. Terminariam em 15º (Rahal) e 21º (Rossi).

Depois de duas janelas de pit-stop, Newgarden arriscou a reta final com pneus macios, contra os duros de Herta. A tática até deu uma chance da Penske atacar pela vitória. Newgarden grudou no vácuo em duas oportunidades e chegou a ensaiar mostrar o bico, mas nunca teve ímpeto suficiente para tentar a ultrapassagem. Depois de dez voltas, os pneus saíram da janela ideal e Herta teve tranquilidade para abrir 2,4s e cruzar em primeiro uma apresentação impecável.


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