Leclerc crava pole com ajuda do vácuo e segura pressão intensa da Red Bull

Leclerc crava pole com ajuda do vácuo e segura pressão intensa da Red Bull

Verstappen ficou próximo do primeiro lugar e Ferrari teve que usar todos os recursos na disputa

Bernardo Bercht

Monegasco levou a melhor em Paul Ricard

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A Ferrari usou todas as ferramentas e conseguiu colocar Charles Leclerc na pole-position para o GP da França. O monegasco contou com o vácuo do companheiro Carlos Sainz para garantir o primeiro lugar. Max Verstappen, sem segundo a três décimos, mostrou que a Red Bull vai incomodar muito com sua alta velocidade de reta no domingo. Sérgio Perez cumpriu o protocolo em terceiro, com Lewis Hamilton otimizando o potencial da Mercedes para ser o quarto.

A primeira fase do treino teve dois corações partidos em especial. Com cada detalhe fazendo diferença para entrar entre os 15 primeiros, e pilotos de todas as equipes brigando por essas posições, Mick Schumacher e Pierre Gasly foram os degolados mais frustrados.

Gasly nunca teve o mesmo desempenho que o companheiro Tsunoda, na atualizada AlphaTauri. Acabou em 16º, 26 milésimos atrás de Alex Albon, último a avançar com a Williams. Schumacher ficou mais azedo ainda. Ele encaixou uma baita volta, suficiente para o top ten. Mas invadiu de leve a linha interna da curva 3 e teve a volta deletada, amargando o 19º tempo.

Veio o Q2, o funiu apertou e a batalha foi entre Lando Norris, Tsunoda, a outra McLaren de Daniel Ricciardo e Esteban Ocon, correndo em casa com a Alpine. De todos esses, a pior performance disparada foi de Ocon, seis décimos atrás de Alonso, que encaixou com folga uma volta para ser sexto. O companheiro não passou do 12º lugar, ainda que esse vá ser 10º com as punições de Magnussen e Sainz.

Ricciardo também ficou de fora, com Tsunoda entrando mesmo com uma volta deletada. Lá na frente, Sainz deu o gostinho de performance do motor novo Ferrari, com 1min31s081. Um segundo mais rápido que o resto da turma. Claro que estava ali por razões táticas, para dar vácuo a Leclerc no Q3; já que largará da última fila após trocas no conjunto propulsor.

Veio o Q3 e a decisão da pole foi no detalhe, com um inspirado Verstappen pressionando a Ferrari. Leclerc foi melhor por milésimos na primeira tentativa. Na segunda, contudo, Sainz e Leclerc sincronizaram o vácuo com perfeição e o monegasco cravou sua volta em 1min30s782, 304 milésimos melhor que a Red Bull. Max melhorou, e teria a pole contra a tentativa inicial do rival; mas ficou mesmo em segundo, com Sérgio Perez no terceiro lugar.

Hamilton tirou o que dava da Mercedes, com a decisão de última hora de apostar na velocidade de reta para a corrida. Ficou a oito décimos da pole e pulou para o quarto lugar, sobrepondo o ótimo Norris. Num piso que a McLaren gosta, lisinho, ele foi um bom quinto lugar, empurrando George Russel para sexto. Alonso melhorou em todas as suas tentativas para ser sétimo com a Alpine; à frente de Tsunoda. Sainz e Magnussen fecharam o top ten sem marcarem voltas, já que partirão do fundo do grid.


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