Leclerc faz história no Bahrein e crava primeira pole de monegasco na Fórmula 1

Leclerc faz história no Bahrein e crava primeira pole de monegasco na Fórmula 1

Piloto da Ferrari não deu chance para a concorrência, nem para o colega Vettel

Bernardo Bercht

publicidade

Charles Leclerc é o nome do novo autor de pole-positions da Fórmula 1. O monegasco da Ferrari esfregou o dedo na ferida da concorrência e cravou o primeiro lugar com boa vantagem, neste sábado. O jovem piloto anotou 1min27s8 e botou dois décimos no companheiro Sebastian Vettel, que fecha a primeira fila. A Scuderia mostrou recuperação e deixou a Mercedes se perguntando daonde veio tanta performance em duas semanas.

Lewis Hamilton vai largar em terceiro, na frente de Valtteri Bottas, mas vai ser difícil incomodar os vermelhos. Max Verstappen lutou muito e colocou a Red Bull em quinto, enquanto a Haas voltou a mostrar força com Kevin Magnussen em sexto. O sétimo foi Carlos Sainz numa muito evoluída McLaren, com Romain Grosjean em seguida, além de Kimi Raikkonen e Lando Norris.

A degola do Q1 teve gente grande e de boa performance na Austrália. A batalha do meio do pelotão está muito doida, com centésimos separando do décimo ao décimo oitavo. Por conta disso, não foi tanta surpresa Nico Hulkenberg fazer uma volta nem tão perfeita e acabar ceifado com a poderosa Renault ainda no começo da brincadeira.

Além dele, sobrou Antonio Giovinazzi que também tinha carro para algo melhor, seguido de Lance Stroll com a Racing Point, essa sim precisando de algo mais para figurar no Q2. Ah, claro, as duas Williams com George Russell à frente de Robert Kubica no fundo do grid. Já quem passou na bacia das almas foi Pierre Gasly, encaixando uma volta no finalzinho para ser décimo quarto, muito abaixo do que a Red Bull permite.

A estrela da sessão, por sua vez, foi o inglês Lando Norris. O guri que tem todas as fichas da imprensa local anotou o quarto tempo a apenas oito décimos de segundo das Ferrari. Um sopro de vida para a McLaren, na mesma semana em que tudo indica um retorno de Fernando Alonso para 2020.

Veio o Q2 e a batalha continuou acirrada na turma da loucura. Enquanto lá na frente Sebastian Vettel se dava ao luxo de figurar em segundo mesmo com uma volta cheia de errinhos; mas com Leclerc em primeiro, do quinto para trás tudo estava em aberto. Passaram, mas sem folga, Haas, McLaren, uma Red Bull e uma Alfa-Romeo.

Nas duas tentativas Kimi Raikkonen ficou na berlinda com o décimo tempo, mas ninguém conseguiu tirar o finlandês com sua Alfa-Romeo. Daniel Ricciardo foi quem chegou mais perto, a 11 milésimos com a Renault, mas vai largar em décimo primeiro. Atrás dele, Alex Albon fez um bom trabalho com a Toro Rosso e inclusive superou uma das Red Bull.

Pierre Gasly está totalmente fora de sintonia no time dos energéticos por sinal. Foi apenas décimo terceiro enquanto Max Verstappen seguiu para o Q3. Completaram o Q2, Sérgio Perez e Daniil Kvyat.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895