Lewis Hamilton vence GP da Grã Bretanha de F1
capa

Lewis Hamilton vence GP da Grã Bretanha de F1

Britânico também aumentou para 39 pontos a vantagem na liderança do Mundial de Pilotos desta temporada

Por
AFP

Hamilton lidera o Mundial de Pilotos

publicidade

O britânico Lewis Hamilton (Mercedes) venceu pela sexta vez na carreira o GP da Grã Bretanha, no circuito de Silverstone, 10ª etapa do Mundial de Fórmula 1, neste domingo. Com a vitória, Hamilton se tornou o maior vencedor da histórica da prova britânica, superando os lendários Jim Clark e Alain Prost, que tem cinco triunfos cada. O britânico também aumentou para 39 pontos a vantagem na liderança do Mundial de Pilotos desta temporada.

O finlandês Valtteri Bottas, companheiro de Hamilton na Mercedes, e o monegasco Charles Leclerc (Ferrari) completam o pódio, cruzando a linha de chegada à frente dos dois pilotos da Red Bull, o francês Pierre Gasly e o holandês Max Verstappen. O alemão Sebastian Vettel (Ferrari) terminou apenas na 16ª colocação, após provocar um acidente com Verstappen na 37ª volta, um incidente que lhe fez receber uma punição de 10 segundos.

Hamilton, que largou da segunda posição, atrás de Bottas, assumiu a ponta quando o finlandês fez a primeira parada na 16ª volta e se beneficiou de um safety car para não perder tempo nos boxes. Assim, a corrida foi um verdadeira passeio para Hamilton, que cruzou a linha de chegada com quase 25 segundos de vantagem sobre Bottas. Com a corrida definida, as atenções se voltaram para as brigas por posições no top-5, principalmente entre Leclerc e Verstappen nas voltas 14 e 24. Mais agressivo, Leclerc pareceu ter tirado algumas lições da disputa perdida para Verstappen na Áustria, em final de junho, e acabou levando a melhor em solo britânico.