Long Beach premia arrojo e consagrou "malucões" da Fórmula Indy em provas memoráveis

Long Beach premia arrojo e consagrou "malucões" da Fórmula Indy em provas memoráveis

Zanardi, Tracy, Montoya, Sato e companhia tiraram lascas dos muros e entraram para a história

Bernardo Bercht

Zanardi ganhou duas vezes, uma delas de uma volta de desvantagem

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Long Beach recompensa os estrategistas, como Emerson Fittipaldi, Mario Andretti e John Watson, mas também é um palco de espetáculos para os "malucões" arrojados. Não à toa, a Mônaco do Tio Sam consagrou Alex Zanardi, Juan Pablo Montoya, Paul Tracy e Takuma Sato.

Foi Tracy, de certa forma, que inauguro a era dos parafusos soltos nas ruas da praia longa. A prova de 1993 foi palco da sua primeira e apropriada vitória na Indycar. E não foi qualquer primeiro lugar. O canadense teve que segurar os ataques de ninguém menos que o campeão daquele ano, Nigel Mansell; e do "professor" da Indy, Bobby Rahal.

Um pódio de peso para coroar um começo vitorioso do futuramente errático Tracy. Em Long Beach, contudo, ele comandou muitas vezes, com segurança. Foram quatro vitórias, a última delas em 2004.

E a tocada agressiva recompensaria o inesgotável Alex Zanardi por duas edições seguidas, em 1997 e 1998. Destaque para 1998, quando o italiano brincou de ganhar. Ele chegou a ficar uma volta atrás do pelotão, mas recuperou a passagem em uma prova de ataque total, o tempo todo. Antes do final, superou Dario Franchitti e Bryan Herta para vencer de maneira categórica para a Chip Ganassi.

Outro faca na bota que abriu seu escore de vitórias em Long Beach foi o gordito volador, Juan Pablo Montoya. O colombiano fez a primeira de uma trinca de vitórias seguidas no seu ano de estreia da categoria, exatamente nas ruas da prova californiana.

Montoya partiu de quinto e se atrasou um pouco em relação ao pole, Tony Kanaan e a Bryan Herta. Quando embalou, contudo, ninguém parecia ter ritmo para segurar o colombiano. Tony foi quem mais aguentou, mas na volta 46 errou e foi castigado com muro. Montoya assumiu a ponta e controlou até vencer.

Este texto banzai não poderia ficar sem seu Samurai Voador. Takuma Sato colocou o Japão no mapa das vitórias da Fórmula Indy, em 2013. Ele usou sua tática de "atacar, atacar e atacar" até surgir na frente de Dario Franchitti e Will Power na volta 30. Depois disso, ninguém chegou perto do japonês, que devolveu a A. J. Foyt ao topo do pódio e mostrou finalmente a que veio no automobilismo norte-americano.


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