Onix de Choka Sirtuli, Jonas Simon, Marcos Silveira e Juliano Fantin vence as 12 Horas de Tarumã

Onix de Choka Sirtuli, Jonas Simon, Marcos Silveira e Juliano Fantin vence as 12 Horas de Tarumã

Equipe faturou prêmio de R$ 25 mil no novo formato de prova, com carros de produção do Marcas

Eduardo Amaral

Disputa foi até a bandeirada, com regulamento mais equilibrado

publicidade

O equilíbrio e emoção foram as marcas da 39º edição das 12 Horas de Tarumã, disputadas neste domingo no autódromo tradicional em Viamão. A grande vencedora foi a equipe Choka Racing-JBS-RS Hospitalar, que levou o seu modelo Chevrolet Onix número 8 ao primeiro lugar pilotado por Analino Sirtuli, o Choka que dá nome ao time, acompanhado por Marcos Silveira, Jonas Simon e Juliano Fantin.  Eles foram seguidos pela Xtreme, que levou o Celta número 3 pilotado por Fernando Doval, Alexandre Schons e Paulo Flores de 11º para o segundo lugar.

Completaram o pódio a MC Tubarão, dos pilotos Tiel de Andrade, Julio Martini e Ricardo Haag que também saiu do fim do grid para o pódio guiando um Corsa. No quarto lugar ficou o XX da equipe Leandro Motorsport, guiado por Tiago Takagi, Leonardo Flores e Alex Citron. Em quinto lugar chegou o time de João Cardoso, Fernando Seabra, Pierre Ventura e Cristiano Almeida.

Antes da largada os pilotos da Choka Racing mostravam confiância na resistência do carro, que era um dos poucos do modelo Onix no grid. Segundo os integrantes da equipe, o modelo era difícil de ajustar por ser um carro mais novo e mais pesado que os concorrentes, mas com uma largada cautelosa e contando com os abandonos e problemas dos líderes, sem deixar de brigar na pista, conseguiram pular para o primeiro lugar ainda na madrugada.

Não havia amanhecido e tudo apontava que a proposta do time era realmente poupar o carro, já que em dado momento mesmo na liderança, o carro virava tempos de volta mais altos que os concorrentes.  Em uma nova rodada de box o time voltou pisando o pé, e virava junto com a equipe MC Tubarão  virando as voltas da na casa 1:21:1. Os dois carros foram brigando na casa dos centésimos de segundo até a Tubarão chamar seu piloto para os box quando faltava pouco mais de uma hora para o fim da prova. Com a parada eles tomaram uma volta do time de Choka, que não pararia mais. Mas com as entradas do Safety Car aliada a um princípio de chuva, os dois se aproximaram novamente, e a disputa ficou em aberto até que Choka guiasse o carro da equipe que leva seu nome para o primeiro lugar.

Com 29 carros largando, o número de abandonos foi considerado baixo, já que apenas sete carros não concluíram o GP. Um dos times que viu o desejo de lutar pela vitória ir embora foi o time da Plus Veículos, que levou a pole position no treino classificatório. Ao longo da corrida a equipe teve vários problemas, perdendo as primeiras colocações. Já na parte final o time teve que abandonar com problemas no câmbio.

Confira como foi a corrida:

 

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895