Projeto lendário vai equipar 11 Porsche 930 com motores TAG de Fórmula 1

Projeto lendário vai equipar 11 Porsche 930 com motores TAG de Fórmula 1

Preparadora Lanzante recebeu autorização e propulsores da McLaren para criar supermáquina

Bernardo Bercht

Cosworth vai reformar motores especiais para um projeto único

publicidade

A especialista em preparações de supercarros Lanzante está preparando seu projeto mais audacioso em 2019. Com autorização oficial da McLaren, vai recriar uma lenda obscura do esporte a motor. Em 1983, como preparação para a reestreia na Fórmula 1, a Porsche equipou um modelo 930 com o motor que eventualmente estaria a bordo da Mclaren de Alain Prost e Niki Lauda, no título de 1984.

Agora, a Lanzante conseguiu 11 motores do inexpugnável acervo secreto da McLaren para instalar em 11 Porsche 930 reformados. Sim, serão os propulsores originais, V6 de 1,5 litro turbocomprimidos que vão empurrar estas máquinas. A reforma de cada propulsor ficará sob a responsabilidade da Cosworth. Com o capricho-extra de que cada carro terá uma plaqueta mostrando quais pilotos e em quais corridas usaram cada motor.

Para tornar a máquina um pouco mais usável, a potência será reduzida de 750 cavalos para 503 cavalos, com uma pressão de turbo bem menor. Além de garantir uma resistência compatível com um carro "de rua", a dirigibilidade será muito melhorada, com respostas mais precisas do acelerador, sem todo aquele lag famoso dos anos 80.

O preço da brincadeira? US$ 1,4 milhão, já levando em conta o Porsche restaurado, além do motor de F1. Parece caro, mas a lista de espera já está esgotada para ter o brinquedão.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895