Red Bull aperfeiçoa cada detalhe com novo carro para enfrentar Mercedes na F1

Red Bull aperfeiçoa cada detalhe com novo carro para enfrentar Mercedes na F1

RB16B refina conceitos de Newey com detalhamento extremo de aletas e recortes

Bernardo Bercht

Alterações na dianteira e nas laterais são as que chamam a atenção

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Os segredos estão todos nos detalhes! Esta é a receita da Red Bull para tentar enfrentar de frente a Mercedes em 2021. O novo carro, apresentado nesta terça-feira, é um verdadeiro jogo dos sete erros, ou então parece o mesmo projeto de 2020 a um observador casual.

Adrian Newey sempre tem cartas na manga, mas claramente o novo Red Bull tenta consertar todos os problemas anteriores, sem criar novos. Não dá para esperar grandes saltos. Talvez a potência prometida do "último" motor Honda seja a vantagem esperada para Max Verstappen e Sérgio Perez perturbarem a liderança da Mercedes.

O RB16B é uma derivação extremamente aperfeiçoada do seu antecessor, principalmente no entorno do nariz, nas laterais e nos defletores centrais. Fato raro nos anos recentes, não há qualquer modificação na extremidade do bico, com a ponta vazada idêntica à do RB16.

Logo atrás, contudo, Newey reduziu as aletas que emolduram a dianteira do monocoque, optando por um novo desenho que abre mais espaço para o ar em direção a defletores e assoalho. No contorno do cockpit, os ailerons ficaram ainda mais complexos, agora com recortes serrilhados na parte conjugada à lateral.

Ao contrário da irmã AlphaTauri e da rival Mercedes com a aerodinâmica "utilizável", a Red Bull concentra em gerar o mais extremo downforce possível neste ponto quase central. O santantônio foi mantido, enquanto as laterais sofreram o regime esperado para o novo regulamento.

Os chamados "pontões" são um pouco mais altos e muito mais estreitos que o carro de 2020. Além disso, a cobertura do motor lateral, agora, tem um recorte acentuado rumo à asa traseira, maximizando o ar que vai para o chão e, efetivamente, ao difusor.


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