Royal Enfield traz para Porto Alegre a história e velocidade do Flat Track

Royal Enfield traz para Porto Alegre a história e velocidade do Flat Track

Categoria com as motos Himalayan 411 quer popularizar disputas nos ovais de terra

Bernardo Bercht

Categoria de acesso deve ter 20 motos em 2021

publicidade

Contar a história acelerando em duas rodas, de preferência numa derrapagem controlada com o manete do acelerador no limite... Esta é a proposta da fabricante Royal Enfield ao embarcar no crescente mundo do Flat Track, categoria de motociclismo que começou a crescer em 2016 no Brasil. Agora, a marca quer fazer a modalidade se popularizar também no Rio Grande do Sul.

"É uma modalidade recente no motociclismo brasileiro, mas é uma história de todo o mundo das duas rodas", enfatiza a piloto e representante da Royal Enfield, Bruna Wladyka. "Estamos fazendo um resgate histórico de mais de 80 anos", avalia. Essa combinação de história e performance, por sinal, combina com o estilo e espírito retrô-robusto das motocicletas da montadora.

Responsável pela preparação do modelo Himalayan 411 para o Flat Track, Cesinha Mocelin conta um pouco das origens da classe monomarca que pretende acessibilizar a entrada no motociclismo em ovais de terra. "A categoria surge nos Estados Unidos com Harley Davidsons e Indians, sempre muito tradicionais lá", aponta. "Mas hoje temos várias montadoras representadas", sublinha.

"A partir daí, temos os Hooligans e o American Flat Tracks. O American tem diversas categorias, com muitas montadoras, as Hooligans resgatam a ideia de motos de rua quase originais para correr no Flat Tracks", explica. No Brasil, a ideia é reforçar a competição com motos mais próximas do original para manter os custos em xeque. "Quem trouxe para cá foi o pessoal da Luck Friends de Sorocaba e isso foi adotado como projeto em Curitiba. As duas cidades viraram os polos das corridas, com o auge em novembro do ano passado, com a competição online, transmitida pela internet", cita Cesinha.

Na prova da nova categoria, que reuniu dez motos, estava a pioneira Bruna. "Tenho a honra de carregar o título de ser a primeira brasileira no Flat Tracks. A prova com as Royal Enfield estreou com 10 pilotos e eu estava lá entre experientes e iniciantes", celebra. Agora, o grid vai crescer. "Começamos 2021 com quase o dobro de motos, chegando a 20 Himalayans, prometendo um campeonato mais completo. "Teremos mais mulheres também!"

De fábrica, a Himalayan com seus 24 cavalos de potência tem acessórios retirados para diminuir o peso e, por regulamento, também perde o freio dianteiro. No Flat Track, apenas os breques traseiros estão lá para reduzir a velocidade.

"A moto passa por algumas adaptações de pilotagem, muda o guidom, alivia peso. Na mecânica, muda só a relação de marchas, para uma troca mais rápida e atingir a velocidade ideal na pista", frisa Bruna. "Também precisa usar todo o equipamento apropriado de segurança, com botas, protetor de joelhos, cotoveleira e o capacete adequado." No total, os custos para participar ficam bem competitivos para a modalidade. "Bem abaixo das Harley, até pela acessibilidade de peças e possíveis adaptações com outros modelos."

A pista tem três tamanhos diferentes possíveis, da menor à maior. "Temos já uma pista de 100 metros no Brasil, seguindo os padrões internacionais", destaca Bruna. "Vamos correr o campeonato deste ano nesse autódromo, com um trajeto de reta que permite ganhar potência. E aí são duas curvas para esquerda, usa freio, mas só o traseiro. É bem famoso isso de não ter o equipamento na roda dianteira", reforça. "E, nas curvas acontecem as famosas derrapagens, com as motos entrando de lado. Quanto maior ângulo consegue imprimir, mais velocidade vai retomar na reta."

Em Porto Alegre, a nova loja da Royal Enfield será um vitrine também para o Flat Trakc. "A gente fez uma moto para a Royal Enfield de Porto Alegre. Sabemos que o público aqui do Rio Grande do Sul é muito forte para essas competições de moto. Teremos um piloto oficial de Porto Alegre e parceiros para montar uma pista para treinos e eventualmente corridas e uma etapa do campeonato brasileiro", projeta Bruna.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895