Russell faz temporal com a Mercedes e crava na Hungria a primeira pole da carreira

Russell faz temporal com a Mercedes e crava na Hungria a primeira pole da carreira

Ferrari fica no lucro em 2º e 3º, em dias de problemas da Red Bull

Bernardo Bercht

Britânico faz primeira pole da carreira

publicidade

O caos tomou conta da fase final da classificação, nada funcionou para a Red Bull, as Ferrari erraram e George Russell surgiu para brilhar. O britânico fez a primeira pole-position da carreira, a primeira da Mercedes numa difícil temporada. Carlos Sainz larga em segundo, com Charles Leclerc em terceiro, ambos com errinhos que impediram o primeiro lugar.

Quando ninguém esperava, Russell acertou tudo na sua volta e, mesmo sem ter os setores mais rápidos, cravou a pole com 1min17s4.

Mas a Ferrari saiu muito no lucro, pois até o fim do Q2 esta pole parecia destinada somente e tão somento a Max Verstappen. Só que a Red Bull do holandês abriu o bico, com problemas no sistema híbrido. Sem potência, ele amargou o décimo lugar e dá chances para Leclerc reagir no Mundial.

O quarto foi o ótimo Lando Norris, tirando tudo que a McLaren tinha no seu melhor GP do ano até aqui. Outra surpresa veio com Esteban Ocon em quinto, numa rara vitória da briga na Alpine. Fernando Alonso errou no segundo setor e foi apenas sexto.

Atrás dele, Lewis Hamilton tinha ritmo para fazer a primeira fila, mas foi atrapalhado exatamente pelo problemático Verstappen. O britânico pegou a Red Bull se arrastando no meio da sua volta e não conseguiu melhorar. O oitavo foi Valtteri Bottas, devolvendo a Alfa Romeo ao Q3, com Daniel Ricciardo em nono na outra McLaren.

Na briga do Q2, Ocon escapou por pouco da degola, num dia muito azarado do seu ex-companheiro Sérgio Perez. Curiosamente, o mexicano vai largar do lado de Verstappen, só que em 11º, no meião do grid, onde nenhum deles queria estar. Teve volta deletada, devolvida, foi atrapalhado por Kevin Magnussen e não conseguiu empurrar a Alpine de Ocon para fora do Q3. Ganyu Zhou ficou em 12º, com Lance Stroll dividindo as duas Haas e Mick Schumacher em 15º.

O Q3 teve o coração francófono de Nicholas Latifi partido. O canadense fez o melhor primeiro setor de todos, assustando com a Williams. Vinha firme para avançar com folga, mas errou totalmente a última curva e ficou mesmo em último. O primeiro degolado, então, foi Yuki Tsunoda com a AlphaTauri. À frente de Albon, Vettel e Pierre Gasly, que teve volta deletada.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895