"Airbnb" dos fotógrafos e produtores, startup incentiva o consumo colaborativo no país

"Airbnb" dos fotógrafos e produtores, startup incentiva o consumo colaborativo no país

Plataforma conecta fotógrafos e produtores de vídeo a anunciantes de imóveis, veículos, equipamentos e objetos, que podem ganhar renda extra

Correio do Povo

Equipe da CenaZERO: Mauricio Brenner, Cleiton Führ,  Luis Dallmolin,  Saul Scheid e Maicon Führ

publicidade

Uma mudança na lógica de consumo tem inspirado a criação de vários negócios baseados em facilitar a vida do usuário e criar conexões. Um desses negócios é o CenaZERO, plataforma colaborativa que surgiu em 2016 com o objetivo de conectar profissionais de vídeo, foto e eventos a pessoas que tenham itens que eles precisam.

Disponível em formato de site e aplicativo, o CenaZERO tem mais de 6,5 mil equipamentos, locações, veículos e objetos cadastrados por proprietários de todo o Brasil. O usuário pode entrar na plataforma e alugar o que precisa pelo tempo necessário, conversando diretamente com o proprietário pela ferramenta, o que incentiva a lógica centrada em soluções criadas a partir do coletivo. Hoje, a plataforma conta com mais de 31 mil pessoas cadastradas.

“O consumo colaborativo é uma tendência mundial, onde as pessoas, ao invés de comprar, preferem usar. E se vai usar poucas vezes, para que comprar?”, questiona o CEO do CenaZERO, Maurício Brenner. “Com a plataforma, as pessoas conseguem realizar suas produções de forma mais econômica e sustentável, sem precisar investir além do que tem. Ainda, segue a realidade do mercado, onde, cada vez mais, há orçamentos apertados”, conclui.  

O CenaZERO possui filtro por estados, o que possibilita o aluguel de itens perto do produtor ou fotógrafo, sem a necessidade de grandes deslocamentos. A pesquisa é fácil e rápida e o pagamento do aluguel pode ser parcelado. Para quem anuncia, há a possibilidade de ganhar uma renda extra com um imóvel, veículo ou antiguidades, além, é claro, dos equipamentos. Câmeras, lentes, drones e acessórios são muito procurados no CenaZERO por fotógrafos e produtores de vídeo por conta do valor mais acessível e também pela praticidade - inclusive na montagem de orçamentos, já que o valor dos itens aparece diretamente nos anúncios. Ainda, o pagamento é garantido, já que o produtor ou fotógrafo paga na hora da reserva.


O que é consumo colaborativo?

É uma prática que possibilita acessar bens ou serviços sem que haja a aquisição de um produto entre as partes, por exemplo, substituindo a compra por compartilhamento, empréstimo, troca ou, como é o caso do CenaZERO, aluguel. Tornou-se tendência nos últimos anos por conta de novas configurações sociais, maior preocupação com o meio ambiente e sustentabilidade e, é claro, as recentes crises econômicas.

 

Sobre o CenaZERO

O CenaZERO, cuja sede fica em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, foi lançado em formato de site em 2016. Logo depois, em março de 2017, veio o aplicativo, ambos com um design atrativo e planejado para facilitar tanto o cadastro de itens quanto a busca. O CEO Maurício Brenner, que trabalha há 15 anos no mercado audiovisual, teve a ideia justamente em um momento de dificuldade para encontrar equipamentos para uma produção. Cadastre-se e participe da comunidade do CenaZERO! Acesse o site https://cenazero.com.br


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895