Amcham e IBGC promovem 5º Seminário de Governança Corporativa

Amcham e IBGC promovem 5º Seminário de Governança Corporativa

Evento será realizado no próximo dia 31 de outubro, no Teatro Unisinos, em Porto Alegre, e abordará o tema “Trajetória e Legado”

Correio do Povo

publicidade

O 5º Seminário de Governança Corporativa será realizado no próximo dia 31 de outubro, no Teatro Unisinos, em Porto Alegre, e abordará o tema “Trajetória e Legado”. Com nomes nacionais e internacionais, o encontro vai debater a governança com propósito, governança em empresas familiares e a importância dos conselhos consultivos e de administração das organizações. O seminário é uma parceria da Amcham Porto Alegre com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).

O dia reserva uma programação cheia de conteúdos e nomes que qualificam o encontro. Maurício Harger, diretor geral da CMPC Brasil e Aod Cunha, conselheiro do Grupo Gerdau e Agibank, por exemplo, estarão presentes. Marcelo Rodrigues, superintendente regional da Amcham, em Porto Alegre, e Michelle Squeff, coordenadora geral do Capítulo Sul do IBGC representam as promotoras do seminário.

Com a palestra “100 anos de CMPC: construindo uma história de Governança com Propósito”, Mauricio Harger, diretor geral da CMPC Brasil falará sobre a história da centenária empresa chilena. “Inteligência relacional e sistemas de diálogo e inovação para empresas” é o tema a ser abordado pelo cientista social Dominic Barter, referência internacional sobre comunicação não-violenta. Ele defende a importância do diálogo nas empresas familiares.

A evolução dos conselhos de administração será tema do debate comandado por Paulo Nunes, presidente do conselho de administração da Marcopolo, e Aod Cunha, conselheiro de empresas como Grupo Cornelio Brennand, Grupo Vibra, Gerdau e Agibank. Eles abordarão a dinâmica dos conselhos em diferentes estágios de governança, falando da transição do conselho consultivo para o conselho de administração, além de ressaltar a importância do papel desempenhado por conselheiros independentes.

“Em um mundo que exige o equilíbrio entre velocidade e compliance, a governança corporativa é um instrumento fundamental para dar transparência e sustentabilidade ao mundo dos negócios”, conta Marcelo Rodrigues, superintendente regional da Amcham.

Já, Michelle Squeff, coordenadora geral do Capítulo Rio Grande do Sul do IBGC, relata alguns aspectos pertinentes na abordagem do Seminário. "Perpetuar a identidade familiar, promover a retenção dos talentos externos à família, trazer inovação para a empresa, formar as próximas gerações e implementar um processo de sucessão”, finaliza.

O 5º Seminário de Governança Corporativa reunirá associados do IBGC, da Amcham e de entidades parceiras, além de membros de famílias empresárias, conselheiros e profissionais que atuam no sistema de governança.

Serviço:

5º Seminário de Governança Corporativa RS
Data: 31 de outubro (5ª feira, das 8h às 18h)
Local: Teatro Unisinos (Av. Dr. Nilo Peçanha, 1600 – Porto Alegre – RS)
Informações sobre programação e inscrições, acesse: https://www.amcham.com.br/calendario/event?eventid=8411


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895