Associação dos Amigos do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS foi lançada oficialmente
capa

Associação dos Amigos do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS foi lançada oficialmente

O museu é um dos principais pontos turísticos de Porto Alegre e uma referência internacional em sua área de atuação

publicidade

Associação dos Amigos do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS foi lançada oficialmente

 

“Reunir os atuais e futuros amigos do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS para que fique melhor e mais atuante é um dos objetivos deste encontro. Nosso desafio é aumentar o número de amigos da Associação e, assim, dar vivas à ciência e à luz para que sejamos cada vez mais sábios. Abaixo a ignorância e a escuridão”. Assim Carlos Gerbase, vice-presidente da Associação, abriu o evento que lançou oficialmente a instituição na tarde do dia 19 de novembro no próprio Museu/MCT-PUCRS, com a presença do professor Arno Lise, “prova concreta de que o nosso Museu faz a ciência avançar”, ratificou Gerbase. Com 57 anos de serviços prestados às ciências biológicas, sempre lecionando na PUCRS, e um dos maiores especialistas em aranhas do Brasil, Arno Lise foi homenageado na cerimônia com a exibição do documentário de média metragem Arno Lise: a arte da natureza, roteiro e direção de Gerbase, que sintetiza sua trajetória ligada à história da instituição. O Museu que é um dos principais pontos turísticos de Porto Alegre e uma referência internacional em sua área de atuação, visitado por milhares de estudantes.

Participaram da cerimônia o reitor da PUCRS, Evilázio Teixeira, professores, alunos e demais membros da diretoria. Para o reitor foi um dia histórico. “Reconhecemos o trabalho de centenas de pesquisadores há mais de 50 anos e aqui temos um acervo valioso para a sociedade gaúcha. Neste espaço crianças, jovens e adultos ficam maravilhados. Reunimos ciência, cultura e educação”, afirmou. Para o presidente da Associação, Edemar Tutikian, esse movimento começou há quase um ano – “A Associação hoje tem personalidade jurídica e é fundamental a integração de todos. A parceria dos amigos com a direção do Museu e com a Reitoria é essencial para impulsionar o trabalho. A comunidade nos dará o suporte necessário para avançar. Precisamos ampliar o número de oportunidades e dar visibilidade ao trabalho cotidiano através de eventos”. Para Tutikian, preservar, gerar e difundir o conhecimento científico, contribuindo com a educação e a ciência”, é uma das missões que a equipe tem pela frente. 

Como fazer parte da Associação

Há diversas formas de participar da Associação dos Amigos do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS – como estudante, amigo, parceiro ou patrocinador – que podem ser conferidas através do link http://www.pucrs.br/mct/associacao-de-amigos-do-museu/. O objetivo é reunir recursos para ampliar a atuação do museu, contribuindo com seus programas e projetos. Haverá especial atenção para ações ligadas à inclusão social, acessibilidade, infraestrutura e modernização das exposições. Além disso, a Associação está apta a firmar convênio, parcerias e contratos, através de editais públicos ou diretamente com a iniciativa privada.