Chef's Table 2019 traz chefs renomados a Porto Alegre para jantares exclusivos

Chef's Table 2019 traz chefs renomados a Porto Alegre para jantares exclusivos

Unindo arte e arquitetura dedicada à gastronomia, a ambientação será mudada a cada semana, adequando-se sempre às diferentes sensações de cada menu

Correio do Povo

Todos os jantares contam com a presença do chef residente Lucas Cinti

publicidade

Resgatando origens sem deixar de pensar no futuro, o Chef’s Table chega novamente a Porto Alegre a partir do dia 14 de agosto. Todas as quartas, quintas e sextas, renomados chefs do cenário nacional e internacional se encontram em parcerias exclusivas para assinar um menu inédito de no mínimo oito tempos, criado em conjunto e especialmente pensado para o evento. Ao todo, serão cinco semanas de muitas surpresas, com uma curadoria criteriosa e surpreendente.

Em sua quarta edição e com apresentação do Grupo Zaffari, o Chef’s Table desembarca esse ano no Instituto Ling (R. João Caetano, 440 – Três Figueiras), com projeto arquitetônico assinado pela dupla Isabel Macedo e Alexandre Grivicich. Unindo arte e arquitetura dedicada à gastronomia, a ambientação será mudada a cada semana, adequando-se sempre às diferentes sensações de cada menu.

Propondo uma reflexão mais profunda sobre o que comemos, o evento gastronômico levanta o questionamento “Qual o futuro da nossa comida?”. Abordando temas como sustentabilidade, cuidados com sazonalidade e apoio à produção local, o Chef’s Table propõe a seus convidados imaginar uma via alternativa, sem radicalismos ou imposições, ressaltando o papel do chef de cozinha como direcionador e influenciador.

Cada encontro é formado por, no máximo, 40 pessoas. O número limitado garante a integração entre todos e o tratamento exclusivo e personalizado a cada presente, dando continuidade a um dos principais pilares do evento. Todas as noites serão iniciadas com um drink de boas-vindas Amazzoni Gin e encerradas com chá da Tea Shop.  Além disso, os jantares serão acompanhados de um mimo exclusivo do chef confeiteiro Henrique Rossanelli e da degustação de três vinhos harmonizados pelos sommeliers Tarcis Capelletti e Thiago Furtado, da Decanter, que assinam também uma carta especial de rótulos. Os amantes de cerveja terão à disposição degustação do catálogo das marcas Roleta Russa e Imigração.

As experiências acontecem sempre das 19h30 às 23h. Os lugares não são marcados e serão ocupados mediante ordem de chegada. O serviço começa pontualmente às 20h30, com menu surpresa em formato de degustação de no mínimo oito tempos. Todos os jantares contam com a presença do chef residente Lucas Cinti. Confira a agenda completa do Chef’s Table 2019:
 

Semana 1 (14, 15 e 16 de agosto): Chefs Antonio Park, Luiz Filipe Souza e Guga Rocha.
Semana 2 (21, 22 e 23 de agosto): Chefs Pedro Siqueira e Pedro de Artagão e Joyce Galvão.
Semana 3 (28, 29 e 30 de agosto): Chefs Makoto Okuwa e Emerson Kim e Liliana Andriola.
Semana 4 (4, 5 e 6 de setembro): Chefs Cesar Costa, Marcelo Correa Bastos e João Ferraz.
Semana 5 (11, 12 e 13 de setembro): Chefs Roberto Ravioli e Diego Pérez Sosa.

 
Chef’s Table 2019
Datas: De 14 de agosto a 13 de setembro, todas as quartas, quintas e sextas.
Horário: Das 19h30 às 23h.
Localização: Instituto Ling (R. João Caetano, 440 – Três Figueiras).
Ingressos: Disponíveis em www.chefstable.com.br.

Mais detalhes: 

Semana 1 (14, 15 e 16 de agosto)

Chefs Antonio Park, Luiz Filipe Souza e Guga Rocha
Chef Antonio Park (Canadá) - @chefantoniopark
Nascido na Coréia, Antonio Park começou a cozinhar com sua mãe. Criando tudo do zero e trabalhando com insumos frescos, desenvolveu gosto pela sustentabilidade na cozinha. Trabalhou no Japão, Nova York, Toronto e Montreal, cidade em que abriu seu primeiro restaurante, em 2012. Reconhecido diversas vezes como Chef do Ano no Canadá, já participou como jurado de versões canadenses dos programas Chopped e Top Chef. Com extenso trabalho social, em parceria com a Action Against Hunger e a Mother Food International, atualmente o Chef Park divide-se entre as elogiadas cozinhas do Park e do Lavenderia.

Chef Luiz Filipe Souza (Brasil) - @luizfilipe
Com especialização em cozinha de baixa temperatura pelo International Culinary Center NYC e passagem pelo restaurante Reale, na Itália, Luiz Filipe Souza é o vencedor de 2018 da seletiva Bocuse d’Or no Brasil, o mais importante concurso de gastronomia do mundo. Responsável por diversas criações a partir de sua intensa entrega aos estudos, está à frente do badalado restaurante Evvai, alvo de elogios de toda a crítica especializada.

Chef Guga Rocha (Brasil) - @chefgugarocha
Dono de uma cozinha criativa e imprevisível, Guga Rocha já cozinhou em mais de 30 países, mas é no Brasil onde estabelece uma rica pesquisa da cultura nacional. Resgatando as origens da nossa história gastronômica e mesclando-as com a diversidade e exotismo do resto do mundo, o chef cria o que chama de Cozinha Tropicalista.

Semana 2 (21, 22 e 23 de agosto)

Chefs Pedro Siqueira e Pedro de Artagão + Joyce Galvão

Chef Pedro Siqueira (Brasil) - @pedrosiqueira
Com formação baseada na culinária francesa, Pedro Siqueira tomou gosto pela gastronomia ainda na infância. Passou por restaurantes renomados como Dom, de Alex Atala, Eau, de Pascal Valero, e Taillevent, restaurante três estrelas Michellin de
Paris. No Brasil, foi chef no Fasano Al Mare. Sua marca registrada são suas receitas com inspiração caseira, valorizando a cozinha brasileira com um toque contemporâneo. Frescor, sazonalidade e memória afetiva são pilares indispensáveis no trabalho de
Pedro. Atualmente, comanda as cozinhas dos restaurantes Puro e Massa, além da elogiada pizzaria Ella.

Chef Pedro de Artagão (Brasil) - @partagao
Já eleito como Chef do Ano pelo prêmio Veja Rio, Pedro de Artagão já trabalhou com profissionais como Flácia Quaresma e Roland Villard. Em viagens de estudo pela Europa, se encantou com a valorização de uma culinária simples e leve na alta gastronomia. É o responsável por cinco marcas, totalizando sete espaços: Irajá, Formidable, Cozinha Artagão, Azure e Pedro de Artagão Corporate.

Chef Joyce Galvão (Brasil) – @joyce.galvao
Com formação e experiência diversas áreas da gastronomia, foi nos doces que Joyce se encontrou, tornando-se uma das chefs confeiteiras mais prestigiadas do país. Além de passagens por restaurantes em Barcelona, onde trabalhou com diversos chefs
estrelados como Ferran Adriá e Heston Blumenthal, ela participou de duas temporadas do programa A Confeitaria, no canal Fox Life, e é também autora do livro A Química dos Bolos.

Semana 3 (28, 29 e 30 de agosto)

Chefs Makoto Okuwa e Emerson Kim + Liliana Andriola

Chef Makoto Okuwa (Japão e Estados Unidos) - @chefmakoto
Ao longo de uma carreira de mais de 20 anos, Makoto Okuwa desenvolveu sua própria visão da culinária japonesa, unindo o tradicional ao moderno. Começou sua trajetória profissional ao lado de Shinichi Takegasa, em sua cidade natal, Nagoya. Em
2007, abriu seu próprio restaurante, o Sashi Sushi + Sake Lounge, na Califórnia. O chef continua sua evolução, produzindo pratos lúdicos e sofisticados e expandindo sua visão para lugares como Panamá e México. Esse ano, o chef embarca em um novo
desafio, abrindo sua primeira unidade brasileira em São Paulo.

Chef Emerson Kim (Brasil) - @emersonkim
De volta ao Chef’s Table depois de dois jantar de sucesso em 2016, Kim tem destaque internacional por conta do seu trabalho com culinária japonesa. Com passagem por restaurantes renomados na Suíça e na Grécia, usa técnicas raras da cultura japonesa no tratamento com pescados. Agraciado como Sushiman do Ano pelo prêmio Prazeres da Mesa de 2019, atualmente é responsável pelo aclamado restaurante Makoto Shopping Cidade Jardim.

Chef Liliana Andriola (Brasil) - @liliandriola
Graduada em Gastronomia pela Unisinos e pós-graduada em Arte Culinária pelo Instituto Argentino de Gastronomia, Liliana Andriola tem especialização em sorvete e sobremesas geladas no Brooky ln Kitchen, em Nova York. Desde 2009, é
sócia-proprietária do Mandarinier Gastronomia, em Porto Alegre. É conhecida por surpreender na combinação de ingredientes, como o sorvete de arroz jasmin que fez no Master Series do Belmond Copacabana Palace.


Semana 4 (4, 5 e 6 de setembro)

Chefs Cesar Costa, Marcelo Correa Bastos + João Ferraz

Chef Cesar Costa (Brasil) - @cesarpdac
Com apenas 28 anos, Cesar Costa rodou o mundo atrás de referências para montar seu restaurante, o Corrutela. é o segundo estabelecimento da América Latina a possuir certificação da organização inglesa Sustainable Restaurant Association, que
classifica restaurantes seguindo premissas sustentáveis, tanto no quesito ambiental quanto social. Com passagens pelos Estados Unidos e Dinamarca, Cesar teve a oportunidade de trabalhar com chefs renomados como Alice Waters, Christian Puglisi e
Miles Irving. Preocupado com o impacto ambiental de seu trabalho, o chef se dedica a criar experiências incríveis a partir de insumos e técnicas que minimizem o desperdício de alimentos.

Chef Marcelo Correa Bastos (Brasil) - @marcelocorreabastos
Proprietário e chef dos restaurantes Jiquitaia e Vista, em São Paulo, foi premiado em 2018 como melhor restaurante brasileiro, melhor restauranteur e estreia do ano no pela Veja Comer & Beber. Enaltecendo a comida brasileira, Marcelo faz pratos autorais e criativos, destacando ingredientes de forte identificação com o Brasil.

João Ferraz (Brasil) - @joaogferraz
Criador da Casa do Carbonara, João é um dos nomes mais influentes na gastronomia brasileira atualmente. Sem pretensão de ser chef ou de ter um restaurante, reúne amigos e pessoas de diferentes áreas para celebrar gastronomia, música e arte. Como ponto de encontro, a casa já recebeu chefs do Brasil e de vários lugares do mundo, sendo palco de jantares memoráveis.

Semana 5 (11, 12 e 13 de setembro)

Chefs Roberto Ravioli e Diego Pérez Sosa

Chef Roberto Ravioli (Itália) - @robertoravioli
Ícone da cozinha italiana, Roberto Ravioli destacou-se mundialmente com sua cozinha rica e criativa. É presença marcante em eventos gastronômicos ao redor do país e na televisão. É o nome à frente do Empório Ravioli e da Casa Ravioli. Em 2018, recebeu reconhecimento em Nápoles, na Itália, por mais de 25 anos dedicados à cozinha italiana de raiz no Brasil.

Chef Diego Pérez Sosa (Uruguai) - @diegoperezsosa
Trabalhando por cinco anos com Francis Mallmann, mestre no domínio do fogo, o uruguaio Diego Pérez Sosa é especialista na cozinha de fogo, envolvido há mais de 15 anos com a culinária típica do Rio de La Plata. É também um dos chefs mais
badalados entre as celebridades, tendo comandado a after party do casamento da Ana Beatriz Barros, na Grécia.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895