CIEE-RS celebra 50 anos criando oportunidades para a transformação social
capa

CIEE-RS celebra 50 anos criando oportunidades para a transformação social

Mais de 2,3 milhões de pessoas foram beneficiadas pela instituição em cinco décadas de atuação

Por
Correio do Povo

CIEE levou oportunidade a inúmeras pessoas

publicidade

Mariane Machado, de 18 anos, a mãe Marina e os irmãos Eder e Marcely encontraram nos serviços e programas do Centro de Integração Empresa Escola do Rio Grande do Sul (CIEE-RS) oportunidades para mudar sua história. Participar das oficinas de capacitação, de aprendizado de leitura e do programa Aprendiz Legal, além receber amparo socioassistencial contribuiu para dar uma novo rumo à família que mora no extremo sul de Porto Alegre. Transformar realidades e colaborar para a realização de sonhos é o papel do CIEE-RS desde que foi fundado em Porto Alegre em 28 de abril de 1969 por um grupo de representantes de instituições de ensino, profissionais liberais, empresários, entidades de classe e especialistas em treinamento e desenvolvimento.

No início, o foco era apenas o estágio e a importância da sua disseminação para melhor preparar os jovens para os desafios do mundo do trabalho. Mas, a instituição cresceu e, a partir dos anos 1990, ampliou o seu escopo de atuação ao perceber que, além da inserção, era preciso contribuir com outras ações para desenvolvimento e autonomia dos usuários, formando um círculo de valorização e protagonismo. Atualmente, o CIEE-RS conta com 10 Unidades Operacionais e Postos de Atendimento localizados nas principais regiões do Estado. A Unidade mais antiga é a de Pelotas, aberta em 1973.

Com sua ação, o CIEE-RS já beneficiou mais de 2,3 milhões de pessoas em cinco décadas e mantém diversos programas, serviços e ações complementares, Além do estágio, desde 2008 disponibiliza mais um importante programa de integração ao mundo do trabalho, o Aprendiz Legal. Implantado no Estado em parceria com a Fundação Roberto Marinho, o programa é amparado na Lei da Aprendizagem e tem o objetivo de proporcionar vivências práticas e teóricas que auxiliam no desenvolvimento dos jovens aprendizes. As empresas, por sua vez, associam a responsabilidade legal da contratação de aprendizes com a responsabilidade social.

O superintendente executivo do CIEE-RS, Luiz Carlos Eymael, afirma que a instituição celebra os 50 anos com a comunidade e renova o compromisso de continuar colaborando para a ampliação de competências de jovens e também adultos em busca de novas oportunidades.

Para celebrar os 50 anos de atividades, o CIEE-RS realiza amanhã (30), às 20h, um evento para convidados no Teatro CIEE com apresentação da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul.

O CIEE-RS está presente em todo o Estado através das Unidades Operacionais que abrangem diversas regiões levando os serviços e programas da instituição.


PRINCIPAIS PROGRAMAS E SERVIÇOS DO CIEE-RS

Programa de Estágio:

- Aproximadamente 1,8 milhão de adolescentes e jovens colocados
Aprendiz Legal:

- Mais de 44 mil jovens beneficiados.

Cidadania e Talento.com:

- Mais de 2.800 adolescentes e jovens beneficiados.

Grupo de Convivência para Idosos:

- Mais de 5.700 mil beneficiados.

Alfabetização:

- Mais de 3.700 usuários beneficiados.                     

Desenvolvimento Socioeducativo:

- Mais de 228 mil pessoas beneficiadas.

Núcleo de Atendimento Socioassistencial:

- Mais de 22 mil atendimentos.

Programa de Assessoramento:

- Mais de 3.900 usuários beneficiados

Apoio à Saúde/ Rede de Benefícios/CIEE Card:

- Mais de 269 mil beneficiados.

Teatro CIEE e Centro de Eventos:

- Mais de 4 mil eventos realizados.

- Público superior a 497 mil pessoas.

 

Linha do tempo

1969: 28 de abril: fundação do CIEE-RS
1973 – transferência para o prédio da Avenida Borges de Medeiros, 328. Inauguração da unidade de Pelotas, a primeira fora de Porto Alegre
2005: atinge a marca de 1 milhão de estudantes colocados em estágios
2008: lançamento do Programa Aprendiz Legal
25 de agosto de 2008: inauguração da nova sede na R. Dom Pedro II, 861
2009: recebe o troféu Solidariedade da Câmara Municipal de Porto Alegre
2011: recebe a medalha Bronze do PGQP e a distinção Destaque Educação do Jornal do Comércio. Criado o #DiaE em homenagem ao Dia do Estudante
2018: passa a marca total de 2 milhões de atendimentos. Conquista Top Cidadania da ABRHRS com o case Cidadania e Talento.Com
2019: comemora 50 anos de fundação com mais de 2.300.000 de beneficiários.