Consulado dos EUA em Porto Alegre passa a ser Consulado Geral

Consulado dos EUA em Porto Alegre passa a ser Consulado Geral

Nova designação foi definida pelo Departamento de Estado devido à evolução do papel do consulado

Correio do Povo

O consulado atua para promover e facilitar comércio e ampliar o relacionamento bilateral entre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e os Estados Unidos

publicidade

O Consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre passou, a partir desta terça-feira (25/6), a ser Consulado Geral dos Estados Unidos em Porto Alegre. A mudança foi anunciada pelo encarregado de negócios dos Estados Unidos no Brasil, William Popp, durante a comemoração do 243º aniversário de Independência dos Estados Unidos da América realizada na tarde de hoje no consulado em Porto Alegre.

A nova designação foi definida pelo Departamento de Estado norte-americano, e aprovada pelo governo brasileiro, devido à evolução do papel do Consulado para muito além do seu foco original, puramente consular. O consulado atua para promover e facilitar comércio e ampliar o relacionamento bilateral entre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e os Estados Unidos. Muitas das suas atividades enfatizam questões políticas, econômicas, culturais e de segurança.

Durante o anúncio, o Senhor Popp explicou o significado da mudança: “A designação como Consulado Geral reconhece que a Cônsul Geral Harlan e sua equipe estão engajados em todos os aspectos das relações bilaterais entre o Sul do Brasil e os Estados Unidos. Fazer do consulado um consulado geral marca as ilimitadas possibilidades que nossos dois países têm para cooperar e prosperar juntos aqui no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina”.

Harlan, a frente do consulado desde a sua inauguração, em 27 de junho de 2017, disse estar orgulhosa: “Nesses dois anos, aprendemos muito com o povo gaúcho e catarinense, o que possibilitou ações bem-sucedidadas deste consulado”. A Cônsul Geral e sua equipe já percorreram mais de 4 mil quilômetros em visitas oficiais às principais cidades do sul do país.

Entre as atividades desenvolvidas pelo Consulado nestes dois anos de funcionamento, destacam-se a participação de empresários gaúchos no programa SelectUSA, com foco na assistência ao processo de internacionalização de empresas locais.  Traços marcantes da cultura americana como a música gospel e a culinária afro-americana foram trazidos pela banda Oscar Williams & The Band of Life e pelo chef do Museu Nacional de História e Cultura Afro-Americana do Instituto Smithsonian, Jerome Grant. Na área de segurança, o Consulado intermediou o intercâmbio entre instrutores americanos e policiais civis e militares para aprimorar táticas em muitas áreas de importância para os dois países.  

Na esfera da educação, o Consulado facilitou a abertura de dois novos centros do EducationUSA - escritório oficial do governo americano para a promoção da educação nos Estados Unidos - um em parceria com a PUCRS, em Porto Alegre, e outro com a Udesc, em Florianópolis. Enviou dezenas de participantes, entre alunos do Ensino Médio, jovens empreendedores e profissionais formados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina para programas de estudo e liderança nos Estados Unidos. Por intermédio do Consulado, especialistas das áreas judiciária, inovação, games e empreendedorismo estiveram nos dois estados compartilhando conhecimentos e conhecendo a realidade brasileira.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895