capa

Desperte sua energia produtiva!

Coach e especialista em desenvolvimento humano e empreendedor Débora Paz estará criando um clube "de produtividade" para autônomos

Por
Simone Lopes

Débora Paz é coach e especialista em desenvolvimento humano e empreendedor

publicidade

Produtividade. Produzir mais com menos. Ser mais assertivo, produtivo, ter mais foco e gerar mais resultados em menos tempo possível. Esses são alguns dos objetivos ou até mesmo "sonhos" de muitos profissionais autônomos e empreendedores das mais variadas áreas. Apesar disso, para alcançar esse patamar, são necessárias algumas habilidades, que podem e devem ser desenvolvidas, aprimoradas e reforçadas diariamente, explica a coach e especialista em desenvolvimento humano e empreendedor Débora Paz. Ela estará criando um clube de "produtividade" para autônomos, com o objetivo de contribuir para o crescimento de todos os membros do grupo. "Quando você começa a compartilhar o que você pensa, sente e age com pessoas que estão na frequência semelhante a você, há uma grande oportunidade de crescimento e evolução de todos. Você reforça o comprometimento consigo mesmo e aprende e ensina com o outro. Com isso, todo mundo cresce", avalia. Ela observa que é esse o objetivo do grupo, que ficará ativo durante um ano e possibilitará a troca e efetivação da produtividade. 

Débora também salienta que, para atingir o sucesso e a produtividade,  é preciso seguir uma metodologia: otimizar o tempo, ter foco, direcionamento, comprometimento, organização e motivação. "Tenho formação em coach e à medida que eu atendia as pessoas, eu acompanhava as dores delas, que eram semelhantes às minhas e que permeavam esses conceitos citados. A partir daí, busquei mentoria e desenvolvi um método prático para ter mais produtividade e aproveitar mais a vida. Para mim, o que faço não é trabalho, é vida. É vida em movimento de expansão", ressalta, fazendo também alusão ao Movimento de Expansão (ME), grupo ao qual faz parte e que reúne sete empreendedoras de sucesso. Além de Débora Paz, integram o ME Andréa Vasquez, Cassandra Czerwinski, Paula Szkwarek Vieira, Darciane Flach, Tati Ferreira e Lúcia de Andrade. Elas promovem encontros, lives e eventos de produção de conteúdo. Inclusive na próxima segunda-feira estarão promovendo um encontro presencial com o publicitário Arthur Bender, um dos maiores estrategistas de posicionamento de marcas do Brasil e vai falar sobre como é possível melhorar a comunicação para realmente  transmitir o que se quer por meio de uma marca. Informações e inscrições: bit.ly/encontroMEjunho.

Conforme Débora, todas as integrantes do ME cocriam suas realidades. "O futuro é um lugar criado. O fazer muda tanto o realizador quanto o destino", ressalta, ao lembrar que a ação é muito importante em todo esse processo. "Você sabe onde você quer chegar? Você tem realmente clareza de suas metas e objetivos? Saber para onde se está indo e agir em conformidade com esse cenário é meio caminho andado...Para isso, destaco o foco e a habilidade de saber dizer não.... é importante eleger ações que te levam ao teu objetivo. Tudo é possível, basta que você tenha clareza de onde você quer chegar e agir de maneira congruente a tudo isso", ensina Débora.