Digitalização está modificando a realidade de empresas brasileiras, apontam pesquisas

Digitalização está modificando a realidade de empresas brasileiras, apontam pesquisas

Soluções de gestão e alteração de processos para a inclusão de meios digitais são ações de negócios rumo à transformação digital. Mudanças ocorrem desde o atendimento a clientes até a gestão de documentos


Correio do Povo

Adriana Bombassaro, diretora de Produto da Teclógica

publicidade

Mais de 1,2 milhão de empresas fazem parte do sistema econômico brasileiro, de acordo com levantamento do Serasa Experian. E uma realidade de boa parte destes negócios é a busca por soluções que os conduzam à transformação digital. A digitalização, com a adoção de plataformas que transformam processos manuais em atividades geridas em ambientes virtuais e uso de automação, é uma constante.

Uma pesquisa da consultoria IDC mostra que, em uma escala  de pontos de 0 a 100, as empresas brasileiras ouvidas atingem um índice geral de digitalização dos negócios de 67,5 pontos. E a busca por soluções digitais também ocorrem em negócios de pequeno porte, de acordo com o estudo Transformação Digital na MPE, do Sebrae, 90% das micro e pequenas empresas utilizam celular em seu negócio e 74% computadores para a gestão do negócio.

É nesta realidade que processos antes morosos estão ganhando agilidade dentro dos negócios. A gestão de contratos é um exemplo. O segmento exige alto controle e demanda investimento em estrutura e profissionais,  para garantir que as negociações da empresa sigam os prazos e as normas estabelecidas. Adriana Bombassaro, diretora de produto da Teclógica, empresa que desenvolve o InContract, solução para a gestão de contratos, diz que essa realidade está se transformando. “Este trabalho envolve diversas pessoas e tem várias etapas, da elaboração até a assinatura de um documento jurídico, por exemplo. Com a digitalização, tudo isso ocorre em ambiente online, com histórico de ações, transparência e segurança”, destaca.


Tecnologia dentro da segurança jurídica

De acordo com Adriana, a digitalização está alinhada com a realidade jurídica brasileira e permite que empresas reduzam custos sem abrir mão do cumprimento da lei. “Há uma preocupação muito clara em facilitar este processo através da digitalização. A própria Medida Provisória da Liberdade Econômica prevê que muitos documentos poderão ser arquivados em ambiente web e não mais fisicamente. Soluções seguras para a assinatura eletrônica  ou digital de documentos garantem a validade jurídica dos mesmos, pois há respaldo legal para o uso desse tipo de tecnologia no artigo 225 do Código Civil e na Medida Provisória 2.200-2/2000”, diz. 

Para se ter uma ideia da necessidade de digitalização no setor, basta uma análise sobre a realidade de empresas que ainda realizam o processo analogicamente. De acordo com a Associação Brasileira de Gerenciamento de Documentos (ABGD), as grandes organizações perdem um documento a cada 12 segundos e seus profissionais perdem, em média, duas horas diárias  de trabalho em busca de contratos, notas fiscais e outros documentos em seus e-mails ou locais físicos de trabalho. “Esse é um tempo precioso que poderia ser usado nem estratégias de negócio e crescimento, mas é gasto em atividades burocráticas. A digitalização na gestão de contratos e demais documentos jurídicos muda totalmente essa realidade e leva as empresas para um novo patamar, alinhado com a transformação digital”, finaliza a diretora da Teclógica.

Com o InContract, empresas de diferentes portes e segmentos podem tanto elaborar seus contratos e documentos quanto realizar a assinatura dos envolvidos, consultar o histórico de versões, prazos e gestão de altos volumes  de documentos e criar worflows para simplificar os processos. Além de otimizar o trabalho, a solução é uma das novidades no mercado de digitalização que dá às empresas uma nova perspectiva de trabalho com ambientes virtuais eficientes.

 


Sobre a Teclógica

Fundada há 25 anos, a Teclógica é uma empresa especializada na gestão de TI e Negócios que oferece ao mercado serviços de desenvolvimento e gerenciamento de aplicações, e produtos para os mais diferentes segmentos do mercado,  como construção civil, comunicação corporativa e gestão de contratos. Com sede em Blumenau (SC), a empresa conta com atuação em todo território nacional e na América Latina.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895