Escritório Leandro Selister apresenta coleções

Escritório Leandro Selister apresenta coleções

Projetos premiados como Leve a minha Cidade – Perceba | Proteja | Preserve, além de miniaturas, fotografias em papel algodão, adesivos temáticos, mapas personalizados em mdf, adesivo e quadro e o lançamento Um amor de Robô estão disponíveis no site do artista

Assessoria de Imprensa | Divulgação

publicidade

O ano de 2018 foi bem produtivo para o artista visual Leandro Selister e 2019 segue na mesma tendência. O período, marcado pelo desenvolvimento de projetos, exposições, ações, workshops, entre outras realizações que renderam homenagens e premiações, também simboliza os 21 anos de atuação no mercado de arte, design e fotografia, através do seu escritório em Porto Alegre, coordenado em parceria com a irmã Márcia Selister.

A Coleção Porto Alegre do projeto Leve a minha Cidade – Perceba | Proteja | Preserve foi finalista na Categoria Design Gráfico Papelaria, no Brasil Design Award/2018 em São Paulo. E a Coleção Centro Histórico do mesmo projeto recebeu Menção Honrosa na Categoria Design Gráfico/Visual - Ilustração e Infográfic, na 7ª edição do Prêmio Nacional Bornancini de Design. Leandro, ainda, foi indicado ao Prêmio Nacional Bornancini de Profissional de Design do ano 2018.

Vale destacar a experiência profissional do artista em Mobgrafia (a captura de imagens com smartphones) e o início de um novo projeto de workshops destinados a ensinar aos interessados em imagem, a utilizar o smartphone e o aplicativo gratuito Snapseed na edição das mesmas.

E chegou ao mercado a coleção Um amor de Robô, composta por Antênio, Constâncio, Hipnósio, Milabraços e Vibratômica, robôs com processadores de alta tecnologia e refinados mecanismos, movidos pela energia mais poderosa de todas: a do Amor. Uma turma autêntica, nada artificial e sem riscos para os humanos. “Não planejam substituí-los e, sim, apaixoná-los. Usam a Inteligência Amorosa”, explica o artista.

Selister comenta a motivação dessa iniciativa:  “É um projeto que traz uma tentativa de dialogar com aquilo que temos de melhor: a criatividade, a imaginação e o Amor. Em tempos tão conturbados, me parece urgente que nos preocupemos e que pensemos em projetos destinados a melhorar a vida de todos nós como sociedade”, complementa.

O lançamento da coleção Um amor de Robô ocorreu na Open Feira de Design Especial de Natal em dezembro e segue disponível no site do artista e em alguns espaços parceiros. O público pode adquirir as coleções exclusivas, além de miniaturas, fotografias em papel algodão, adesivos temáticos e mapas personalizados em mdf, adesivo e quadro. Maiores informações e encomendas no site https://www.leandroselister.com.br/


Recentemente ocorreu um fato curioso. O jornalista Reinaldo Gottino (apresentador do Balanço Geral TV Record e cliente do escritório) encomendou um mapa para presentear Gugu Liberato no amigo secreto da Record. O colega apreciou tanto o regalo que solicitou um novo mapa (maior com mais detalhes). Selister também já recebeu encomendas do apresentador Alvaro Garnero e do reality Top Chef. 


Realizações do Escritório Leandro Selister em 2018

Janeiro|2018
>Vencedor de duas Menções Honrosas no 7th Mobile PhotographyAwards | InternationalCompetition for Mobile Photographyand Art. Canadá.

>Lançamento do projeto colaborativo Tristicidade - Cartografias do Abandono. A partir de uma conta no Instagram @tristicidade, é feito o convite para que as pessoas fotografem a situação de abandono das cidades e do quanto estamos fechando os olhos para um problema que assume proporções dramáticas. Ao postar as imagens, utilizam a hastag #tristicidade.  A palavra ¨tristicidade¨ foi inventada e definida a partir desse sentimento: ¨qualidade ou estado de desilusão em relação aos acontecimentos do cotidiano; abandono; mal-estar.

Fevereiro|2018
>Lançamento da edição especial da Revista NOMIRROR dedicada exclusivamente a fotografia com smartphones. A revista trouxe 12 ensaios de fotógrafos convidados para participar da ComicCons 2017, em São Paulo. O meu ensaio ¨Bricadeira é coisa séria¨ totalmente realizado com o Iphone7plus e o design gráfico também relizado por mim com total liberdade pelos editores da Revista, José Luis Neto e Allyson Correa.

>Cursos de Mobgrafia e aplicativo Snapseed* Desde o início de 2018, desenvolvi um Curso sobre o uso do celular na captura de imagens e a edição através do aplicativo gratuito Snapseed. Já são 12 turmas em 8 meses, e mais de 70 alunos. Os cursos acontecem no espaço ASALA e também no CasaMundi Cultura, ambos em Porto Alegre. RS.

* fevereiro a outubro

Março|2018
>Lançamento da Coleção Porto Alegre - Centro Histórico do Projeto Leve a minha Cidade. Evento realizado no Barco Cisne Branco para convidados em comemoração ao 246 anos de Porto Alegre e aos 40 anos da Embarcação. Lançamento dos postais da coleção e exposição permanente no interior do Barco.

>Participação da mostra coletiva INSULARES na Casa de Cultura Mario Quintana com curadoria de Ana Zavadil e Letícia Lau. Lançamento do projeto Tristicidade para o grande público.

Abril|2018
>Palestra ¨A vida sob um olhar diferente¨ dentro do projeto Recarga Criativa para a equipe da HappyHouse. Porto Alegre. RS

>Criação da intervenção/site specific ¨o rio na casa¨ a convite da organização da Virada Sustentável de Porto Alegre|2018. Participou do projeto a artista Cláu Paranhos. A obra foi instalada no 5º andar da casa de Cultura Mario Quintana. Porto Alegre.RS.

>Convidado para a segunda edição do projeto Sarau Voador de Deborah Finocchiaro e Roger Lerina no LondoPu&Bistrô. Participações de Nívia Martiny, 50 Tons de Pretas e Vitor Otir. Porto Alegre. RS

>Participação no projeto internacional de fotografia de rua 24 Hour Project. Durante 24 horas, fotógrafos do mundo todo, publicam em suas contas no instagram, durante 24 horas ininterruptas, fotografias que apresentem a sua realidade. Participação através da conta do projeto @tristicidade

Maio|2018
>¨Amar, criar, compartilhar¨. Aula Magana para os Cursos de Design de Interiores, Design Gráfico e Fotografia da FEEVALE. Campus Feevale. Novo Hamburgo.RS

Julho|2018
>Palestra ¨Mobgrafia: a imagem na era digital¨ dentro do projeto Portas Abertas da CasaMundi Cultura. Porto Alegre. RS.

Agosto|2018
>Lançamento da Coleção Um amor de Robo na ABCasa Fair em São Paulo. Antênio, Constâncio, Hipnósio, Milabraços e Vibratômica, são robôs com processadores de alta tecnologia e refinados mecanismos, movidos pela energia mais poderosa de todas: o Amor. A conta no instagram @umamorderobo será o canal de comunicação com o grande público. Os Robôs em formatos pequenos em mdf e adesivo, propõem uma reflexão sobre o mundo que vivemos, sobre o afeto, o amor, as relações pessoais. Um projeto que busca a imaginação de cada um e a possibilidade de trocas e afetos.

>Design gráfico e lançamento da Revista Virtual ASala com o ensaio dos alunos que participaram do curso ¨Construindo narrativas através da Mobgrafia¨. O espaço ASala fica em Porto Alegre e é coordenado por Vera Carlotto.

>Criação da nova logomarca da Associação Riograndense de Artes Plásticas Francisco Lisboa em comemoração aos seus 80 anos e também do troféu destaque oferecido pela entidade para personalidades que se destacaram no apoio e incentivo a cultura.

>Homenageado como padrinho da turma de alunos do projeto Navegue no Click. Exposição das fotografias no Barco Cisne Branco em evento na XXI Semana da Pessoa com Deficiência de Porto Alegre. RS

Setembro|2018
>Convidado pelos editores, Mauricio Reis e Hugo Pinho, a integrar o site português dedicado a Mobgrafiawww.mobilephotographers.com . O artigo produzido se chamou As múltiplas faces do Cotidiano, onde apresento os projetos Tristicidade e Coisas do Cotidiano.

>O projeto de fotografia Coisas do Cotidiano completa 7 anos de atividades nas redes sociais. Iniciado em 2011, o projeto já conta com mais de 1000 fotografias publicadas onde o foco é trazer ao público flagrantes despercebidos do dia a dia. Um convite ao olhar mais demorado e atento ao que nos cerca.

Outubro|2018
>O Projeto Leve a minha Cidade - Coleção Porto Alegre, é finalista na Categoria Design Gráfico - Papelaria, no Brasil Design Award 2018.

>Design gráfico para o catálogo da exposição Emilio Sessa – Tempo de lembranças, realizada na Pinacoteca Aldo Locatelli da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Porto Alegre. RS.

Dezembro|2018
>Menção Honrosa no 7º Prêmio Nacional Bornancini de Design com a Coleção Porto Alegre Centro Histórico na Categoria Categoria Design Gráfico/Visual – Ilustração e Infográfico

>Indicado ao Prêmio Profissional Design do Ano pela APDesign/RS na 7ª edição do prêmio Nacional Bornancini de Design


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895