Estudo de Sustentabilidade: apenas 7% das empresas brasileiras possuem comitê de diversidade

Estudo de Sustentabilidade: apenas 7% das empresas brasileiras possuem comitê de diversidade

Pesquisa com 137 empresas aponta que organizações necessitam de maior inclusão social

G&A

publicidade

 

 A 7ª edição do Estudo de Sustentabilidade BDO revela que apenas 7% das empresas possuem comitês de diversidade, outras 4% possuem metas de curto e médio prazo com o objetivo de reduzir a desigualdade social e 11% possuem outras ações para a promoção da equidade racial.

Com o tema central “Diversidade e Inclusão”, o estudo abordou a contratação de portadores de necessidades especiais, o respeito à diversidade de gênero, o incentivo para que os colaboradores participem de projetos ambientais ou trabalho voluntário, em quais aspectos a organização avalia a satisfação de seus funcionários e implementa ações de melhoria contínua.

“Além de ser um tema atual no ambiente empresarial e na sociedade, a intenção do estudo foi promover o conceito da diversidade e inclusão”, explica Mauro Ambrósio, sócio responsável pela área de Sustentabilidade da BDO.

AÇÕES SOCIAIS

Segundo os entrevistados, 76% das organizações incentivam os seus colaboradores a participar de projetos sociais ou trabalhos voluntários. Neste universo, 32% das empresas coordenam internamente esses projetos.  

“O resultado mostra que as organizações em sua maioria, se preocupam com assuntos relacionados às ações sociais do colaborador”, afirma Ambrósio. “No entanto, ficou claro que é importante que ofereçam algum tipo de suporte e incentivo para dar mais engajamento às causas.”

Ele revelou ainda que, por meio do Estudo de Sustentabilidade BDO, foi possível identificar que 88% das instituições respondentes realizam periodicamente pesquisas de clima organizacional, analisando questões como exposição e estresse, benefícios oferecidos e carga de trabalho.

“Em um âmbito geral, o Estudo demonstrou que a cada ano há novos movimentos e passos dados pelas empresas em temas cada vez mais integrados à Sustentabilidade”, afirma Ambrósio. “Percebemos avanços, apesar de estarmos em transição em boa parte deles no Brasil. É um longo caminho, mas bastante viável e interessante. A BDO faz questão de acompanhar essa evolução e de compartilhar com as organizações”, pondera.

ORIENTAÇÃO SEXUAL

O Estudo de Sustentabilidade BDO revelou também que 71% dos colaboradores das empresas participantes têm conhecimento da importância da diversidade de gênero. Ainda neste tema, 90% das empresas entrevistadas afirmaram que todos os colaboradores, independentemente do gênero, têm liberdade de expressão dentro das empresas.

Sobre a BDO Brasil

A BDO faz parte do seleto grupo das Big 5 de auditorias e consultorias no Brasil: tem escritórios nas principais cidades do país e possui 1.700 profissionais. A empresa oferece soluções com foco no middle market, como serviços de Valuation; Cybersecurity; Fusões e Aquisições (M&A); Planejamento Estratégico; Recuperação Judicial; Sucessão Familiar; Fraudes, Investigações e Disputas (FID); Risk Advisory Services (RAS); Transaction Advisory Services (TAS); Auditoria de Demonstrações Contábeis; Assessoria Tributária; Assessoria ao Expatriado; Auditoria de Sustentabilidade e Administração Contábil, Fiscal, Financeira e Trabalhista.

A BDO Internacional é a quinta maior firma de auditoria e consultoria do mundo, está presente em 167 países, com mais de 88 mil profissionais distribuídos em 1.617 escritórios.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895