Gestão de Mudanças é tema de curso da EGP

Gestão de Mudanças é tema de curso da EGP

Nos dias 8, 12,15 e 17 de abril, ocorrerá o curso Gestão de Mudanças, que integra a Matriz de Desenvolvimento de Lideranças (MDL)

Correio do Povo

publicidade

 


A Escola de Gestão Pública (EGP) da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão está com um novo curso em sua programação. Nos dias 8, 12,15 e 17 de abril, ocorrerá o curso Gestão de Mudanças, que integra a Matriz de Desenvolvimento de Lideranças (MDL). A atividade terá carga horária de 16 horas, ocorrerá na sala I da Escola de Gestão Pública (Rua Siqueira Campos, 1300 – 14º andar), das 14h às 17h30min, e é voltada aos servidores da administração municipal. Serão ofertadas 30 vagas. “Nosso objetivo é que cada vez mais a Escola de Gestão tenha em sua programação cursos que estejam sintonizados com as mudanças e as necessidades da sociedade, qualificando os gestores públicos  para a entrega de serviços com maior qualidade e eficiência”, destaca a secretária de Planejamento e Gestão, Juliana Castro.

De acordo com a coordenadora da EGP, Heloisa Amaral, o curso é um passo importante na consolidação dessa temática no município. “No momento em que foi lançado o Pacto Alegre, nada mais adequado do que a consciência que estamos num mundo vulnerável, incerto, ambíguo e complexo, de tecnologias exponenciais, que exigem mudanças – de contínuas a disruptivas”.

Em 2018, os cursos na área de desenvolvimento de lideranças estiveram mais voltados para o Programa de Base da MDL. Neste ano, a Escola está focando na implantação de cursos do Programa de Aperfeiçoamento. Heloísa explica que o papel da Escola de Gestão Pública é de impulsionar e qualificar as competências dos servidores para que os serviços prestados pela Prefeitura alcancem os resultados pretendidos.

“A maioria das pessoas não percebe, mas estamos todos envolvidos um constante processo de mudança. Na Prefeitura, não é diferente. É fundamental que as nossas lideranças estejam preparadas para atuar e transformar as realidades de trabalho”, explica o administrador Júlio Abrantes, um dos educadores da EGP.

Para saber mais sobre o curso, os interessados podem entrar em contato com a EGP (escolagestao@sma.prefpoa.com.br ou pelo telefone 3289-1470) ou buscar informações junto ao setor de Recursos Humanos da sua unidade de trabalho.

Escola de Gestão – Prestes a completar 16 anos, em maio, a Escola de Gestão Pública promoveu no ano passado 56 eventos (cursos ou palestras), com 190 turmas, 32.651 horas de capacitação e 97 educadores. No total, foram emitidos 4022 certificados, dos quais 707 foram de cursos da MDL.

As capacitações estão agrupadas em cinco eixos de acordo com os conteúdos propostos, habilidades trabalhadas, abordagens conceituais e públicos-alvo.

 
Eixos de atuação

Desenvolvimento de Lideranças – voltado a gestores, tem como principal produto a Matriz de Desenvolvimento de Lideranças (MDL) tendo 18 cursos em sua composição. As atividades focadas na área comportamental e ligadas à gestão de pessoas também de gestão de projetos e de resultados são outros destaques deste eixo.

Educação Permanente em Gestão – voltado a gestores, oferta cursos dirigidos ao desenvolvimento de habilidades específicas como Coordenação de Reuniões e Legislação e Processos de RH. O ciclo de palestras em gestão e inovação complementa este eixo.

Tecnologias de Apoio à Gestão – voltado prioritariamente a servidores que utilizam os diversos sistemas informatizados adotados pela Prefeitura de Porto Alegre. Estão previstos os cursos de “SEI”, “Ronda”, “ArcGIS”, “Ergon”, “DOPA” e “Excel Avançado”. As turmas são disponibilizadas de acordo com a demanda.

Capacitação Funcional – voltado a servidores que exercem funções específicas na gestão municipal, tem como foco ofertar capacitações técnicas em diferentes áreas como cursos de Gestão e Fiscalização de Contratos, o de Atendimento ao Público, o de Captação de Recursos Externos, o de Formação de Educadores e outros na área de Segurança no Trabalho em atendimento ao PPCI, Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndio.

Formação Institucional – é focado nos servidores que ingressam no Município e aos estagiários, tem como foco apresentar a Prefeitura e as principais características dos serviços municipais.

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895