Hy Organic Food chega ao mercado com inovação no sabor dos doces saudáveis

Hy Organic Food chega ao mercado com inovação no sabor dos doces saudáveis

Indústria tem por trás a confeiteira Biba Retamozo

Correio do Povo

Indústria tem por trás a confeiteira Biba Retamozo

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Da confeitaria à indústria de alimentos saudáveis. Depois de nove anos à frente da Maria Bolachinha, a chef de confeitaria Biba Retamozo está lançando a ‘Hy Organic Food - Health Yourself’, uma fábrica de produtos free from e clean label que chega ao mercado gaúcho. A jornalista, especializada em gestão da segurança de alimentos, afirma que seus produtos (doces) são diferentes na composição, com receitas próprias repletas de ingredientes que agregam valor à marca, com o sabor como principal diferencial.  

A linha engloba trufas, fudges, entre outros doces clássicos como tortas, e inclui também um doce de pote, queridinho da chef, um ‘doce de leite vegetal’ elaborado com leite de amêndoas e açúcar de coco. Em versões para take away e porções individuais, os produtos são uma novidade a ser explorada por mercados, empórios e lojas de produtos naturais.

Com sede em Porto Alegre (RS), a Hy Organic Food surge ambiciosa em uma expansão dentro e até mesmo fora do Rio Grande do Sul. O Brasil é o 4º colocado em consumo de alimentos saudáveis no ranking global e movimenta US$ 35 bilhões por ano, de acordo com pesquisa realizada pela Euromonitor. Segundo a agência internacional de pesquisa de mercado, nos últimos cinco anos, o crescimento do setor de alimentos e bebidas saudáveis foi, em média, de 12,3% ao ano e em 2019, e a previsão é que o segmento cresça ainda mais e atinja 50%, movimentando R$ 110 milhões.

“Não tem crise quando a gente precisa se alimentar bem. Empreender na crise foi uma questão de oportunidade. Estamos preparados. Fizemos todos os testes até chegar a doces com controle na origem dos insumos, obedecendo às normas signatárias e nutricionais nacionais e mundiais, mas com uma grande preocupação com o sabor”, explica Biba.

A produção não substitui apenas ingredientes, mas combina sabores e está direcionada a todos os paladares, intolerantes, alérgicos, fitness e público consumidor em geral. Biba contou com o apoio do itt Nutrifor, instituto de tecnologia de alimentos da Unisinos, para o desenvolvimento das sobremesas. Tudo é orgânico e com aproveitamento integral dos insumos, e pensando na sustentabilidade, a empresa aposta ainda na compostagem e tem meta de “lixo zero”.

 “Não sou totalmente intolerante à lactose ou à gordura, mas nunca gostei muito de doces tradicionais, e isso sempre me fez ter essa inquietação com o que eu trabalhava. Queria poder produzir algo que se identificasse com meu estilo de alimentação, mas fosse do gosto de todos. Com a experiência na confeitaria e diversos cursos de tecnologia na área, chegamos ao modelo ideal de unir bons ingredientes com receitas exclusivas e saborosas”, revela Biba.

Perfil da chef

Biba Retamozo trabalhou como editora de veículos de comunicação no RS, e após dez anos de jornalismo, decidiu estudar para ser cozinheira, padeira e confeiteira. Trocou as letras pelas panelas, correu atrás de um estágio com Carla Pernambuco, em São Paulo, e ainda passou pelas confeitarias do Grupo Le Bistrot.

Em 2009, abriu a Maria Bolachinha - Deliciaria Exclusiva. Com sede em Porto Alegre (RS), a empresa, que fechou ano passado para dar lugar à nova empreitada, era voltada a diversas frentes do mercado de alimentação, oferecendo catering, mesas de doces, eventos personalizados e almoços e jantares sociais e empresariais. Hoje, Biba aposta em um modelo próprio de indústria contra o desperdício e focada no sabor dos doces saudáveis. “Quando comecei a cozinhar tudo parecia diversão. Aprendi que é um trabalho, que tem rotina, e que cansa também. Mas é algo que faço sem sentir porque é minha atividade preferida. Chego a ficar 16 horas em pé sem perceber”.


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