InstaCasa leva inovação para o setor de loteamentos

InstaCasa leva inovação para o setor de loteamentos

Startup usa tecnologia para apresentar ao comprador uma grande diversidade de projetos de arquitetura para o seu lote

Correio do Povo

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O mercado de loteamentos é um dos que mais cresce  no Brasil, apenas no Estado de São Paulo são licenciados aproximadamente 150.000 lotes por ano. Segundo estudo da Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico  do Brasil (ADIT Brasil), os lotes residenciais  aparecem na liderança dos interessados em investir nesse setor, representando 80% do total. 

Para trazer mais inovação ao setor, os empreendedores Maurício Carrer, Denis Cossia, Alexandre Hepner e Odilon Castriota criaram a  InstaCasa, uma construtech que permite que potenciais  compradores visualizem uma grande variedade de projetos de arquitetura para implantação em cada lote no lançamento do empreendimento. Desde 2017, a startup já ajudou  mais de 15 loteadoras na fase de vendas,  facilitando a tomada de decisão ao tangibilizar o sonho do potencial cliente, se estabelecendo como o “decorado” dos loteamentos. 

Segundo Maurício Carrer, CEO da InstaCasa, a ideia  é reduzir as incertezas quanto ao que pode ser construído, aumentando a percepção de valor no momento da compra, com um projeto que satisfaça as necessidades do comprador. “É possível aplicar filtros na busca pelo projeto ideal como, por exemplo, o número  de dormitórios, área construída e até estilo. Já chegamos a desenvolver mais de 500 modelos diferentes para um único empreendimento. A ideia é que, independente da necessidade do comprador, ele ache o projeto ideal em nossa plataforma”, conta Maurício.

O principal objetivo é apresentar ao potencial  comprador a sua casa dos sonhos. Desta forma, usando diversas tecnologias como realidade aumentada, a tomada de decisão no momento da compra é mais assertiva. “Nós conseguimos eliminar a percepção de que um lote é ruim em função de altas declividades, por  exemplo, já que existem boas soluções arquitetônicas para qualquer tipo de lote”, explica o empreendedor, que também é arquiteto, formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, com pós-graduação em Administração de Empresas pela FGV e MBA em finanças
 pela FIA-USP.

No início de 2019, a InstaCasa começou atuar junto  a estratégia de lançamento de diversos empreendimentos brasileiros e tem um piloto com a Alphaville Urbanismo, tradicional empresa do setor. Segundo Patrícia Hulle, superintendente de negócios da empresa, a InstaCasa foi uma das inovações escolhidas para participar  da terceira edição do Alpha Inova, programa da Alphaville Urbanismo que seleciona startups para modernizar processos da companhia. “Vamos oferecer os projetos desenvolvidos pela startup para parte dos clientes que adquirirem lotes dos nossos lançamentos. Essa é uma forma de entregar inovação para um público que, além de procurar o nosso conceito de bem viver, busca modernizar”, comenta Patrícia.

Até o final de 2019 a InstaCasa estará presente em mais de 35 empreendimentos espalhados por cinco estados do país, e espera dobrar este número até o final de 2020. “O setor de loteamentos é bastante tradicional e pulverizado, não existem muitas iniciativas de inovação voltadas a este mercado. Por isso,  queremos levar mais tecnologia e dinamizar os processos de venda e ocupação dos empreendimentos”, destaca o executivo, que atua há mais de 10 anos no mercado imobiliário, acumulando passagens por algumas das principais empresas do setor de incorporação e desenvolvimento
 urbano do Brasil. 


Investimentos

A primeira rodada de investimentos da InstaCasa  acaba de ser fechada em R$700 mil e foi liderada pelo Gávea Angels,  tradicional grupo de investidores anjos do Brasil , e pela Construtech Angels, primeira rede de investidores anjo  do Brasil focada no segmento de construtechs,  que teve sua origem dentro da Softplan/SIENGE,  um dos softwares de gestão mais utilizados por loteadoras e incorporadoras do Brasil, que também participou do aporte. “Fizemos o aporte na InstaCasa, pois a empresa traz tecnologia para um setor muito importante, mas ainda carente em inovação”, diz André Petroucic, do Gávea Angels. “A visão dos empreendedores e o impacto social também foram determinantes para o nosso investimento”, complementa Petroucic.

O investimento da Construtech Angels na startup é o primeiro de sua nova tese de investimento em negócios já validados e entrando em fase de tração. “O investimento será empregado principalmente no aprimoramento de nossa tecnologia e na oferta de novos serviços. Queremos facilitar o acesso do comprador ao financiamento de sua obra, onde já temos alguns pilotos em andamento e assessoria nas demais etapas do processo, como na aprovação municipal”, explica Maurício.


Sobre a InstaCasa:

Lançada em 2017, a InstaCasa se posiciona como o “decorado” do lote, permitindo que um potencial comprador visualize diversas opções de projetos de arquitetura que podem ser implantados em cada lote do empreendimento, em função de suas características físicas e legais.

Após a entrega do lote, a startup ainda auxilia nas etapas de aprovação e financiamento da obra. Em 2019 a startup recebeu uma rodada de investimentos de R$700 mil liderada por Gávea Angels e Construtech Angels, primeira iniciativa do mundo com foco em mercado imobiliário.


Para saber mais sobre a solução, acesse:
https://www.instacasa.com.br/.


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