Intercâmbio Profissional: experiências internacionais que estimulam a liderança

Intercâmbio Profissional: experiências internacionais que estimulam a liderança

Aiesec oferece modalidades de intercâmbio para jovens de 18 a 30 anos desenvolverem sua liderança em ambientes corporativos ao redor do mundo

Correio do Povo

publicidade

Reconhecida pela Unesco como o maior movimento  de liderança jovem do mundo, a Aiesec é uma organização sem fins lucrativos que realiza a ponte entre jovens brasileiros que buscam experiências de trabalho internacionais e empresas do exterior. Esse movimento de procura por vagas fora do Brasil cresceu, e de janeiro a agosto deste ano, cerca  de 600 jovens

 optaram por viagens com o objetivo de aperfeiçoar a carreira. As cidades que mais enviaram pessoas foram Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza e Porto Alegre.

As vagas se estendem para candidatos de 18 a 30 anos  e tem como principais objetivos, o desenvolvimento de liderança em ambientes desafiadores e multiculturais, a criação de habilidades técnicas, além de tirar os jovens da zona de conforto.
“Estar em um ambiente de trabalho  em outros países é enriquecedor para a evolução prática e cultural”, explica Layanne Paixão, Diretora de Relações Públicas da Aiesec Brasil.

O Empreendedor  Global é um dos modelos de intercâmbio profissional  que a organização oferece, ele promove uma imersão em startups, incubadoras e aceleradoras de negócios, com duração de seis meses a um ano. Essa modalidade não é remunerada e precisa ter inglês intermediário, além de alguma experiência na área de atuação escolhida.
 
Já o Talento  Global, contempla um período que vai de 3 a 12 meses e permite ao jovem um estágio em grandes empresas. Nesse programa há uma bolsa-auxílio para cobrir os custos básicos durante o período e os pré-requisitos são inglês avançado, experiência prévia na área e ensino superior.

As oportunidades de trabalho em geral estão nos setores de Marketing, Administração, Tecnologia da Informação, Design e Desenvolvimento de Negócios. Um dos benefícios dos programas, é que a Aiesec proporciona a acomodação do jovem na casa de nativos, em hotéis ou apartamentos compartilhados com outros jovens em países como Egito, Ucrânia, Argentina, México e Peru.


Para participar dos projetos é necessário se cadastrar  no site https://aiesec.org.br/,  que a organização entra em contato para tirar dúvidas e indicar vagas. O currículo deve ser escrito em inglês e, uma vez selecionado, é direcionado para entrevistas.


Em todas as modalidades de intercâmbio, os jovens passam  por processos seletivos sem custos e, ao serem aprovados, precisam realizar o pagamento de uma taxa com preços acessíveis, que variam de R$ 1.810 a R$ 2.545. Os projetos também contam com auxílio-transporte e uma curadoria prévia - realizada pela Aiesec Brasil  - para garantir que o jovem ocupará uma vaga de acordo com seus conhecimentos e habilidades. 

Ambos os programas também exigem que o jovem possua um  seguro-saúde e a organização nesse sentido, conta com parcerias que ajudam nesses custos e oferecem descontos, para certificar o bem-estar do participante durante todo o período de vivência internacional.

Sobre a Aiesec

 Fundada em 1948, a Aiesec, organização sem fins lucrativos e reconhecida pela UNESCO como a maior  gerida por jovens, nasceu com o objetivo de oferecer na prática, experiências de gestão, trabalho em equipe e vivência internacional a jovens universitários. Atua no Brasil há mais de quatro décadas e conta com mais de 49 escritórios espalhados por diversos
 estados. A principal meta da organização é promover a paz mundial e o preenchimento das potencialidades humanas, concedendo  acessibilidade a todos, em qualquer lugar, crescendo disruptivamente e moldando seu trabalho para as necessidades do mundo. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895