Lançamento da Orquestra Sopros em Concerto

Lançamento da Orquestra Sopros em Concerto

Evento acontece dia 4 de junho no Plaza São Rafael em Porto Alegre

Correio do Povo

publicidade

 Uma nova orquestra do Rio Grande do Sul, chamada Sopros em Concerto será lançada, dia 4 de junho, terça-feira, a partir das 14h, no Plaza São Rafael Hotel, em Porto Alegre/RS, com o intuito de apresentar esta formação, composta por 24 músicos (21 instrumentos de sopros, 1 de cordas, 1 teclado, e maestros convidados). A direção artística é assinada por Ana Carolina Bueno, flautista e idealizadora do Projeto Vida De Flautista, que apresenta os bastidores, instrumentos, e o mundo das mulheres instrumentistas, valorizando o empoderamento feminino. A direção técnica ficará a cargo do percussionista André Luis Franco, Coprodução da Vida de Flautista Produções e Stephanou Cultural, e apoio da ALF Serviços de Orquestra, Atmos Fera Produções Culturais e Audiovisuais e Taberna do Beto.

A ideia Sopros em Concerto surgiu da necessidade de criar uma nova orquestra, com instrumentistas renomados, devido as mudanças ocorrida nos últimos meses, pela falta de incentivos para música instrumental e fechamento de orquestras consagradas no Brasil. Sopros em Concerto tem o objetivo de formar público e levar a música de qualidade também para as pessoas menos favorecidas, que não têm acesso a este gênero de espetáculos musicais, ocupando novos espaços.

Neste dia serão apresentadas diversas ações, entre estas:
- Sopros em Concerto, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura (antiga Lei Rouanet), através do Pronac: 185430, é uma proposta de música instrumental, formado por 24 músicos, que realizarão 4 apresentações gratuitas de músicas populares, em parques municipais na cidade Porto Alegre/Rio Grande do Sul. A formação tem talentosos e experientes instrumentistas e tem como objetivo a difusão da música popular para desmistificar preconceitos, reproduzindo e divulgando obras de grandes compositores e sempre dando visibilidade de obras que garantem a qualidade dos espetáculos. Para as apresentações musicais, às pessoas com deficiência visual e auditiva, será contratado um intérprete de libras, e reservados lugares próximos as apresentações para estes, promovendo a acessibilidade e formação de novos públicos;

- Sopros em Concerto nas Escolas, Projeto Social, que será viabilizado e precisará do apoio de todos e todas, fazendo da população parte do projeto. A educação infantil, é sem dúvida a fase mais importante do processo educativo, que tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, proporcionando um ambiente propício para descobertas e possibilitando a criança construir seu próprio conhecimento. A linguagem musical vem sendo apontada, por um número cada vez maior de especialistas em todo o mundo, como uma das áreas do conhecimento mais importantes a serem estudadas no desenvolvimento da criança.

Ana Carolina Bueno, define “A música instrumental não será só uma interferência nos espaços públicos e na educação infantil das crianças, será uma necessidade, que deve ter espaço consagrado e rotineiro, por possibilitar a melhoria da sensibilidade, sustentabilidade, desenvolvimento intelectual, cultural, emocional e espiritual de todos e todas que contemplarão”.

Para seu roteiro:
Lançamento da Orquestra Sopros em Concerto
Lançamento: 4 de junho (terça-feira), a partir das 14h
Local: Plaza São Rafael Hotel - Av. Alberto Bins, 514 - Centro Histórico de Porto Alegre, Porto Alegre/RS.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895