Livro “Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais” traz sete anos de missões pelo mundo

Livro “Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais” traz sete anos de missões pelo mundo

Obra será lançada em Porto Alegre

Correio do Povo

Ana Regina Nogueira estará autografando na Capital

publicidade

Nesta sexta-feira, dia 7 de junho, às 19h, acontece na Livraria Cultura do Bourbon Country, o lançamento do livro “Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais”, da fotógrafa e escritora Ana Regina Nogueira.

A obra, que é resultado de uma pesquisa de dois anos, detalha através de relatos e de registros fotográficos a importante atuação dos missionários e voluntários da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, em tragédias globais que aconteceram de 2011 a 2018 no Brasil e em mais de 16 países, como o terremoto que atingiu o Nepal, o incêndio no Chile e a imigração venezuelana para Roraima.

Criada na cidade de Carmo da Cachoeira, em Minas Gerais, a Fraternidade está presente em 18 países, com mais de 60 mil colaboradores no mundo, e possui um acordo de cooperação com o ACNUR, o Alto Comissariado para Refugiados, da ONU. A instituição trabalha no “modelo em rede”, com pequenos grupos treinados em metodologias e práticas de socorro, resgate e sobrevivência. Quando acionados, os voluntários se deslocam para os locais, visando atender os episódios que causam morte, sofrimento e riscos para os sobreviventes.

No local, se unem a outras instituições e grupos organizados, implementando meios para superar as situações encontradas, sejam elas causadas por ocorrências naturais como furacões, terremotos e enchentes, atuação humana como nos rompimentos das barragens de Mariana e Brumadinho, ou razões políticas, como guerras e crises que geram movimentações humanas.

De acordo com Ana Regina Nogueira, a ação missionária não tem credo nem convicções políticas, mas um ‘chamado interno’ de humanidade. “Trabalhei lado a lado com o cofundador da Fraternidade, José Trigueirinho, e veio a ideia de criar um livro sobre as missões nos primeiros meses de 2017. Ali, começou uma série de 222 entrevistas pessoais, a maioria extensa. Acredito no olho-no-olho e apostei nesse método”, explica. 

Para a construção da obra, a autora viveu por dez dias a vida dos missionários, realizando as atividades diárias do grupo. Também realizou uma séria de entrevistas com indígenas e voluntários, além de fotografar os abrigos dos refugiados da Venezuela.

O processo de edição das imagens do acervo missionário conta toda a história e demandou uma pesquisa envolvendo mais de 20 mil fotos. “Trigueirinho faleceu poucos dias após ter concluído a leitura. Ele  dizia que esse livro é sobre o Amor Fraterno, do amor que marca o pioneirismo desse trabalho cada vez mais intenso e vivo, dessa fraternidade entre os homens”. 

O livro está sendo traduzido para o inglês e espanhol para ser lançado em vários locais do mundo. Atualmente, pode ser adquirido na Livraria Irdin (www.irdin.org.br), Mercado Livre, Amazon e Estande Virtual.

Sobre a Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais

Fundada em 1990 e sediada em Carmo da Cachoeira (MG), a Fraternidade é uma rede global de caráter filosófico, cultural, humanitário, ambiental e beneficente, com mais de 60 mil voluntários espalhados pelo  mundo que trabalham pela propagação da paz. Congrega 21 associações civis, nacionais e internacionais, com grupos coligados que atuam em 18 países. Entre suas principais atividades estão missões humanitárias em situações críticas em diversas regiões do mundo, com missões realizadas em países como Etiópia, Cone Sul, Turquia, Quênia, Congo, Nepal e Turquia, além das missões no sertão do Brasil. As principais missões da Fraternidade em andamento realizam-se em Roraima e na Colômbia, em apoio a centenas de refugiados que chegam diariamente da Venezuela. De ação independente e neutra, a Fraternidade atua sem vínculos políticos ou econômicos e é não-sectária, acolhendo todos os credos, culturas e religiões. Todas as atividades são financiadas por doações.


Conheça mais sobre a Fraternidade, acesse: https://www.fraterinternacional.org.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895