Livro mostra os empreendedores que investem na diversidade

Livro mostra os empreendedores que investem na diversidade

Para algumas pessoas, apostar na diversidade tem trazido, mais do que inserção social, um artigo muito importante e raro nestes tempos de crise no Brasil: lucros.

Correio do Povo

O livro Oportunidades invisíveis (Matrix Editora) mostra uma tendência que, nos últimos anos, parece ter se tornado irreversível: o aumento de negócios com foco em diversidade

publicidade

O livro Oportunidades invisíveis (Matrix Editora) mostra uma tendência que, nos últimos anos, parece ter se tornado irreversível: o aumento de negócios com foco em diversidade, algo que   ainda está fora do radar de grandes empresas, agentes públicos e profissionais brasileiros. Mas que tem tudo para gerar ganhos importantes para todos.

A obra apresenta a história de empreendedores brasileiros e de alguns outros do exterior que conseguiram enxergar além do óbvio, com iniciativas inovadoras, tendo a diversidade como um grande ativo. Como exemplos apresenta uma rádio online que lança artistas indígenas no mercado da música. Uma plataforma digital de turismo focada no mercado afro e outra voltada para o público LGBTI+. Um aplicativo de transporte com milhões de downloads dedicado apenas para mulheres.  Um outro aplicativo voltado para tradução em libras e que hoje está no Vale do Silício. Além disso, marcas de moda, estética e entretenimento focadas na comunidade afro ganhando escala. Além dos cases de empreendedores brasileiros, Oportunidade invisíveis também apresenta referências de outros países multiculturais.

Segundo o autor Paulo Rogério Nunes, “a inovação, aliada à diversidade, está representando um novo e próspero mercado para quem vê além do senso comum. Onde existiam problemas, empreendedores brasileiros geraram respostas criativas e de relevante impacto social, ajudando a combater as desigualdades para criar um país mais justo e sustentável”.

Nunes, que também é empreendedor e consultor em diversidade, diz que a obra levará empresários e as pessoas com senso de empreendedorismo a refletir sobre como enxergar oportunidades e possibilidades de ganhos onde muitos só veem dificuldades e escassez. “É interessante notar como empresários presentes no livro conseguem ser mais inovadores que as empresas tradicionais. Quais lições podemos aprender com eles para nossos projetos?” – questiona ele.

O autor

Publicitário, empreendedor e consultor em diversidade. É alumni do Berkman Klein Center da Universidade Harvard e foi fellow da Fulbright na Universidade de Maryland.  Também é sócio da Afar Ventures, uma empresa, como sede nos Estados Unidos, de atração de investimentos para o Brasil. Atua também como palestrante e consultor na Casé Fala criando estratégias para várias empresas. Foi escolhido como um dos afrodescedentes mais influentes do mundo, em 2018, pela organização Most Influential People of Africa Descent (MIPAD). É professor do curso de Comunicação Social da Universidade Católica do Salvador e já prestou consultoria para várias organizações internacionais. Foi escolhido para um encontro privado com o ex-presidente Barack Obama no Brasil e foi o único brasileiro convidado para palestrar no primeiro evento internacional da Fundação Obama, em Chicago. Paulo Rogério é também cofundador da Vale do Dendê, que acelera e investe em startups da área criativa e digital em Salvador.

Sobre a Matrix Editora

Matrix Editora possui 650 títulos publicados e faz dez novos lançamentos a cada mês. Em seu catálogo constam best-sellers como Biografia da Televisão Brasileira, Assassinato de reputações, Silvio Santos – a trajetória do mito e Bem-vindo ao inferno, e autores de destaque como Millôr Fernandes e o ator norte-americano Steve Martin.

Oportunidades invisíveis – Aprenda a inovar com empresas que apostam na diversidade e geram riquezas

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895