Médico gaúcho André Islabão lança neste sábado o livro 'O risco de cair é voar'

Médico gaúcho André Islabão lança neste sábado o livro 'O risco de cair é voar'

Obra fala da importância de se falar sobre a morte

Correio do Povo

publicidade

Médico que já há algum tempo reflete sobre a morte, André Islabão lança no dia 18 de dezembro, um sábado, das 16h às 19h, no Bistrô Dona Quitanda (Félix da Cunha, 701), O risco de cair é voar: mors certa, hora incerta (Editora Ballejo Cultura & Comunicação). Diante da maior certeza da humanidade, que gera tantas incertezas, ele acredita que viver plenamente é a melhor maneira para entender e amenizar o desconforto que o tema provoca. Dedicar-se a atividades prazerosas para além do trabalho, dedicar-se à família, aos amigos, à música e outras artes, à jardinagem, às viagens, à leitura, à escrita são algumas sugestões que aponta. É o que recomenda ao expor suas ideias sobre o nosso estar no mundo para não chegarmos frustrados ao final da jornada.

Ao agradecer às pessoas que contribuíram para o enriquecimento de um livro tão raro quanto necessário, André afirma que é fundamental reconhecer a importância da morte para celebrar a vida – “Podemos não saber o que acontece depois da morte, mas sabemos o que acontece antes dela”. Aí reside a nossa responsabilidade pelas mudanças possíveis que podemos fazer para melhorar, “tanto em relação aos nossos momentos finais quanto à forma como iremos encarar a vida”. O médico geriatra José Carlos Campos Velho, editor do site Slow Medicine Brasil, que assina o prefácio do livro, salienta a coragem de André ao praticar e reforçar a necessidade de uma medicina ética, humana, voltada para o bem estar físico e emocional das pessoas, “onde o médico se diferencia buscando o melhor caminho para ser compartilhado com seu paciente”.

André encerra o livro, que mantém um diálogo estimulante com a filosofia, prestando uma homenagem ao jornalista José Walter de Castro Alves, que morreu de câncer em fevereiro de 2020. Zé Walter, como era conhecido, foi cuidado por ele desde a descoberta da doença. No hospital, André entregou um bloco ao Zé e pediu que escrevesse sobre o momento difícil e sem retorno que vivia. A relação dos dois sempre foi franca e afetuosa, assim como a relação de André com os familiares do jornalista. E Zé escreveu “O Amor Cura... E amor não me falta”, texto que está no final do livro, a partir da página 145. E o poema “Minha árvore guardiã” – quando chegar a hora / Do meu passamento – e sei / Que um dia vai chegar - / Quero levar comigo / O teu exemplo, tua força, / Tua imagem formosa / Para não me esquecer de voltar.

Em Porto Alegre, o livro está nas livrarias Bamboletras, Santos, Londres, Cirkula, Coralina e Ladeira. Em Pelotas e Rio Grande na Livraria Vanguarda. Em São Lourenço na Livraria Laguna.

André também é autor de Entre a estatística e a medicina da alma – Ensaios não controlados do Dr. Pirro (Pubblicato Editora, 2019), publicação que questiona os excessos da medicina e defende uma relação médico-paciente mais humana.

Ficha Técnica do livro

Formato e número de páginas: 14x21, 160 páginas

Editora: Ballejo Cultura & Comunicação

Revisão: Heloísa Stefan

Editoração: Fernando Piccinini Schmitt

Supervisão editorial: Mônica Ballejo Canto

Fotos: Val Borck

Capa: Fabiana Frank

Site: www.ballejocc.com / Whats: (53) 99121-0330 / Insta/face: @ballejocc

 Preço: R$ 49,00

Lançamento

Local: Bistrô Dona Quitanda, com amplo espaço aberto e estacionamento próximo – na rua Félix da Cunha, 701, Porto Alegre

Data: 18/12 – sábado

Hora: 16h às 19h


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895