capa

Pepsico expande programa que estimula empreendedorismo feminino para Porto Alegre

Projeto Mulheres Com Propósito, que tem como objetivo a capacitação profissional com foco no empreendedorismo, é gratuito e conta com parceria da Federação Gaúcha dos Bancos Sociais

Por
Correio do Povo

publicidade

Ser empreendedora está na natureza da mulher brasileira. Com dupla ou até tripla jornada, elas muitas vezes são as únicas mantenedoras dos seus lares. No Brasil, cerca de 40% dos domicílios têm mulheres como líderes. E este número tem avançado. A PepsiCo, que tem entre suas prioridades no Brasil contribuir com a promoção da equidade de gênero, está expandindo o Programa Mulheres com Propósito, iniciativa global realizada em parceria com o Fundes Latin America, com o objetivo de aumentar a participação feminina no mercado de trabalho. Desta vez, Porto Alegre foi a cidade escolhida e as mulheres da região terão a oportunidade de participar dos cursos gratuitamente.

No Mulheres com Propósito, a PepsiCo e o Fundes se uniram para oferecer capacitação e serviços que ajudam mulheres a criarem ou fortalecerem seus próprios negócios, incentivando a autonomia financeira. O programa conta com um investimento previsto de US$ 1,5 milhão da PepsiCo e, além do Brasil, já está operando no México, Colômbia, Argentina, República Dominicana e Venezuela.

O programa foi desenvolvido com foco em três frentes: ampliar oportunidades no mercado de trabalho, abrir o próprio negócio e planejar a vida profissional e financeira. São três módulos presenciais – “Meu plano de vida”, com dicas para viabilizar sonhos e objetivos, “Habilidades exitosas”, sobre competências fundamentais para o desenvolvimento de carreira ou empreendimento, e “Networking”, a respeito do poder dos relacionamentos profissionais. Já os módulos online abordam temas como vendas, marketing, atendimento ao cliente, gestão de estoque e registros, custos e resultados de negócio, entre outros.

A primeira turma do Mulheres com Propósito em Porto Alegre acontecerá entre os dias 10 e 13 de junho, com aulas entre as 9h e 12h.  As inscrições são feitas em parceria com a Federação Gaúcha dos Bancos Sociais, que cederá o espaço e computadores para a realização dos cursos. Além da FGBS, o programa conta com o apoio da Unidasul, parceiro comercial da PepsiCo no estado.

No Brasil o programa é aberto para mulheres acima dos 16 anos, mesmo sem experiência com empreendedorismo. A iniciativa conta com parcerias com organizações não-governamentais que cedem sua estrutura física para impactar e facilitar o acesso.

“A PepsiCo é uma empresa que tem a diversidade em seu cotidiano. Temos atualmente 43% dos cargos de liderança ocupados por mulheres e queremos chegar a 50% até 2025. Mas não basta apenas trabalhar o tema internamente. Precisamos e devemos impactar as comunidades em que atuamos, por isso nos preocupamos muito com programas de capacitação e oportunidades para que mulheres conquistem sua independência financeira. E o Mulheres com Propósito é um dos mais importantes com esta temática e por isso decidimos expandi-lo. Porto Alegre foi escolhida para esse momento por se tratar de uma cidade com uma relação tradicional com a companhia e fez todo o sentido trazer o programa para lá”, afirmou Regina Teixeira, diretora de Assuntos Corporativos da PepsiCo Brasil.

E a relação da PepsiCo com o Rio Grande do Sul é antiga mesmo. A companhia opera no Estado desde a década de 50, quando chegou ao estado e ao Brasil por meio da marca Pepsi.  Em breve será inaugurado o Mix Porto Alegre, um dos maiores e mais modernos centros de distribuição da empresa no país, com mais de 500 funcionários atuando no local, que vai otimizar e melhorar toda a operação na região, aumentando o acesso do consumidor à toda linha de produtos. 

De acordo com o levantamento mundial Global Entrepreneurship Monitor 2017, que no Brasil é realizado em parceria com o Sebrae, mais da metade das novas empresas abertas em 2016 foi fundada por mulheres. E há equilíbrio entre mulheres e homens que são donos destas empresas recém-fundadas. Antes de Porto Alegre, o Mulheres com Propósito foi realizado em São Paulo, em 2018 e 2019, com grande sucesso.

“Aprendi quem sou eu, como empreender, calcular o preço dos meus produtos, planilhas, marketing, como lidar com os clientes... foram dicas e ensinamentos importantes, tanto que já quero informatizar a minha loja, consigo enxergar que estas são possibilidades para ela. Por isso que considero o nome Mulheres com Propósito muito bom, ele faz as mulheres acreditarem mais nelas próprias”, afirmou Cris Oguê, artesã, participante da primeira turma do programa e moradora da Zona Leste de São Paulo.

Sobre a PepsiCo

Os produtos da PepsiCo são apreciados mais de um bilhão de vezes por dia por consumidores em mais de 200 países e territórios em todo o mundo. A PepsiCo gerou mais de US$ 64 bilhões em receita líquida em 2018, impulsionada por um portfólio complementar de alimentos e bebidas que inclui a Frito-Lay, Gatorade, Pepsi-Cola, Quaker e Tropicana. O portfólio de produtos da PepsiCo inclui uma ampla gama de alimentos e bebidas, incluindo 22 marcas que geram mais de US$ 1 bilhão cada em vendas anuais estimadas.

 A PepsiCo é guiada pela visão de Ser a Líder Global em Alimentos e Bebidas Convenientes, ao Vencer com Propósito. “Vencer com Propósito” reflete nossa motivação de ganhar sustentavelmente no mercado e incorporar propósito em todos os aspectos do negócio. Para mais informações, visite www.pepsico.com.

A América Latina é um setor da companhia que inclui todos os negócios de bebidas e alimentos e reúne 34 mercados emergentes e em desenvolvimento. Nossas unidades de negócio incluem as categorias de snacks, bebidas, biscoitos e nutrição, as quais geraram US$ 7.4 bilhões em receita líquida em 2018. Nosso negócio de bebidas na Região opera através de 12 engarrafadores importantes.


Saiba mais sobre a PepsiCo Brasil:

www.pepsico.com.br
www.facebook.com/PepsiCoBrasil
twitter.com/PepsiCoBrasil