Saúde mental no trabalho une grandes empresas

Saúde mental no trabalho une grandes empresas

CEO da Vittude conversa com executivos sobre melhores práticas de gestão de pessoas e saúde corporativa

Correio do Povo

publicidade

 

 

Desde o início do mês, a Vittude, startup que auxilia empresas a cuidarem da saúde mental e do bem-estar dos colaboradores, vem realizando webinars com executivos C-level de empresas renomadas para discutir quais as melhores práticas para gestão de pessoas e saúde corporativa. Na série intitulada People Matters a fundadora e CEO da Vittude, Tatiana Pimenta, já entrevistou líderes do Grupo Boticário e da Resultados Digitais.

 

A série é uma iniciativa da Vittude cujo principal objetivo é compartilhar conhecimento, boas práticas e cases de sucesso de organizações que optaram por investir na atenção à saúde mental de seus colaboradores. Na última edição, que aconteceu na última quinta-feira, o convidado foi Márcio Tierno, CEO da RSI. Na ocasião, os CEOs discutiram a adoção da Psicoterapia como ferramenta para alta performance de executivos.

 

No dia 28 de maio a entrevistada será Cristina Palmaka, Presidente da SAP Brasil, falando sobre a importância da saúde mental no ambiente de trabalho. Já para no dia 6 de junho, Luciana Coen, Diretora de Responsabilidade Social da SAP, irá falar sobre o projeto social “Algoritmo da Vida", idealizado pela SAP e AWS, em parceria com o Twitter. Por fim, dia 18 de junho o bate-papo é com o Sócio Fundador da AL+ People & Performance Solutions e da Neon Pagamentos, Adriano Lima, que vai abordar mais a respeito de inteligência emocional entre líderes e C-Levels.

 

“A preocupação com a saúde mental vem ganhando cada vez mais importância dentro das corporações e, agora no contexto de pandemia, tornou-se essencial. Na SAP temos um trabalho específico, com ações que visam promover um espaço aberto e seguro para debater o tema, entre elas a psicoterapia online", comenta Luciana Coen. A diretora também destaca os projetos externos da empresa, como o Algoritmo da Vida, de prevenção ao suicídio, que usa inteligência artificial e análise de dados e de sentimentos. "É um trabalho que nos enche de orgulho sobre o qual vamos compartilhar um pouco mais no webinar", completa.

 

 

Os conteúdos são transmitidos no YouTube da Vittude e ficam disponíveis para acesso depois da transmissão ao vivo. Na última quinta-feira (14), a médica Renata Simioni, Gerente de Saúde Corporativa do Grupo Boticário, falou sobre boas práticas de saúde, ressaltando que os dois pilares da empresa são saúde e eficiência. “O Grupo Boticário tem 12 mil colaboradores diretos, operações em escritórios, fábricas, centros de distribuição e lojas. Toda a transição para o home office nas áreas em que a mudança é possível e o processo de adaptação, também nos postos de trabalho da empresa, pode trazer gatilhos para a saúde mental e física. Por isso, investimos em iniciativas que ajudassem a mitigar esses impactos, garantindo que as mudanças acontecessem da forma mais saudável possível. Isso, é claro, além de todas as iniciativas tomadas pelo time da saúde para garantir a segurança no combate à pandemia de COVID-19 em todos os nossos sites. Nesse sentido, as ferramentas da Vittude foram estratégicas”, afirmou ela. 

 

O episódio inaugural da série People Matters contou com a presença do convidado Anderson Nielson, Diretor de Gestão de Pessoas na Resultados Digitais. A conversa foi guiada pela discussão se vale a pena investir em saúde mental. O líder afirmou que “As pessoas se queixavam sobre ansiedade e eu comecei a olhar mais para isso e para caminhos de prevenção, já que o Brasil é um dos países mais ansiosos do mundo. Depois, estabelecemos um modelo e passamos a ofertar a psicoterapia como um benefício na Vittude e isso provocou um grande impacto positivo no time”.

 

Para Tatiana Pimenta, a pandemia tornou latente a importância do cuidado com a saúde mental. “Precisamos promover cada vez mais conversas desse tipo para mostrar a importância de um olhar mais atento para a saúde emocional do colaborador. Não se trata apenas em oferecer um benefício corporativo, mas sim de uma solução completa que tem impacto direto no engajamento do time e no resultado financeiro da empresa (ROI de até 4x o valor investido). Um bom programa de saúde emocional e bem-estar também coloca em evidência a marca empregadora, aumentando a atratividade de talentos”, explica a executiva.

 

 

Sobre a Vittude:

A Vittude, referência em psicologia online no Brasil, é uma plataforma pioneira no ramo de saúde mental que conecta psicólogos e pacientes em menos de 1 minuto. Criada em 2016 por Tatiana Pimenta e Everton Höpner, a empresa foi acelerada pela Artemísia e Facebook, em um programa direcionado a startups que utilizam dados para impacto social. No final de 2019, a startup recebeu um aporte de R$ 4,5 milhões para investir na ampliação do Vittude Corporate. A rodada foi liderada pela Redpoint eventures. No mesmo ano, a Vittude foi a única empresa brasileira finalista da premiação internacional Cartier Women's Initiative Awards, tendo recebido um prêmio em dinheiro de US$30mil. Atualmente, a startup já está presente em mais de 50 países, com mais de 110 mil usuários e cerca de 5.500 psicólogos cadastrados. Agora em maio foi uma das 10 startups selecionadas pelo Google for Startups Brasil para sua quinta turma de residência. Acesse vittude.com e saiba mais!    


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895