Start Up Dentro da História lança primeiro clube personalizado de livros infantis do mundo
capa

Start Up Dentro da História lança primeiro clube personalizado de livros infantis do mundo

O modelo é baseado em tecnologia e funciona como "Netflix" dos livros. A curadoria é feita pelos pais, de acordo com a idade do filho e temas que gostariam de desenvolver com ele. A criança é protagonista das histórias e de kit com livro e atividades personalizadas, junto com seus personagens favoritos

Por
Correio do Povo

Os títulos oferecidos pelo Clube Dentro da História incluem os personagens mais amados pelas crianças, como Peppa Pig, Show da Luna, Turma da Mônica, Masha e Urso, Sésamo, Patrulha Canina, Galinha Pintadinha Mini, Smilinguido e Dora Aventureira

publicidade

A startup Dentro da História  está lançando o primeiro clube  personalizado de livros infantis do mundo, que  vai oferecer às crianças experiências únicas e inesquecíveis, de acordo com o seu momento de desenvolvimento. A cada mês, o Clube Dentro da História  enviará uma nova aventura com os pequenos como protagonistas, além de brincadeiras que trazem aprendizados ao lado dos personagens que eles mais amam.

O modelo funciona como uma "Netflix dos livros", porque  usa tecnologia para recomendar títulos a cada criança, de acordo com seu perfil. Um dos parâmetros que influenciam nas sugestões é a idade. Até os 2 anos, os pequenos aprendem a interagir com o mundo por meio de gestos e repetições. De 3 a 5 anos, a fase é  de aprender palavras. Entre os 6 e os 8 anos, é hora de ampliar os horizontes - de sentir-se mais independente e resolver problemas. E dos 9 aos 12, a criança já compreende ideias abstratas, e faz questionamentos morais e éticos. As histórias do Clube Dentro da História  ajudarão crianças e pais a superarem esses desafios. 


Tecnologia 

Ao assinar o Clube, os pais respondem a um questionário em que também indicam qual personagem desejam receber no primeiro mês, os que não podem faltar nos meses seguintes, e os temas que querem desenvolver com seus filhos. São 24 temas possíveis, entre eles: clássicos do folclore, trabalho em equipe, super-heróis,
 hábitos de rotina, contos de fada, resiliência e adaptação. Com base em todas essas informações definidas pela família, o algoritmo da Dentro da História indica um kit para cada pequeno a cada mês. 

Todo o material terá o mesmo modelo de personalização da plataforma online da Dentro da História, que está no site da startup (www.dentrodahistoria.com.br).
 Pela plataforma é possível criar um personagem de acordo com as características da criança (tom de pele, cabelo, estilo de roupa, óculos, acessórios, cadeira de rodas). O personagem vira protagonista de um livro físico, que pode ser encomendado e entregue em casa. No Clube Dentro da História,  a experiência vai além, porque acompanha as mudanças que acontecem com o tempo - se a criança cortou o cabelo, por exemplo, basta escolher na plataforma o novo estilo de cabelo do pequeno para receber o próximo livro já atualizado. 


Educação continuada

Com o clube, a Dentro da História amplia o modelo de personalização que já produziu mais de 300 mil livros vendidos online de forma avulsa. "Agora poderemos ser ainda mais parceiros dos pais na educação dos seus filhos, porque estaremos juntos escolhendo o melhor conteúdo para cada criança", diz André Campelo, CEO da Dentro da História. "Unimos tecnologia e pedagogia para auxiliar no desenvolvimento intelectual e emocional dos pequenos, sempre de forma personalizada."

Kit para crianças e pais 

O kit mensal do clube inclui um livro personalizado, uma  carta de boas vindas (no primeiro mês), um manual do protagonista (também no primeiro mês, para que cada leitura seja registrada em desenhos ou textos), duas figurinhas com o personagem da criança daquele mês, um guia de atividades e uma brincadeira surpresa
 personalizada. 


Amigos de aventuras

Os títulos oferecidos pelo Clube Dentro da História  incluem os personagens mais amados pelas crianças, como Peppa Pig, Show da Luna, Turma da Mônica, Masha e Urso, Sésamo, Patrulha Canina, Galinha Pintadinha Mini, Smilinguido e Dora Aventureira. Neles a criança também vira protagonista das histórias, e interage,
 por exemplo, com Mônica e Cebolinha para aprender o alfabeto, ou com Luna para soltar a imaginação. Também há conteúdos originais da Dentro da História, que falam sobre educação financeira e inteligência socioemocional, entre outros temas. Ao todo, são 60  títulos à disposição.

O catálogo inclui livros com todas as princesas da Disney  - o primeiro será Cinderela. Histórias com Branca de Neve e Jasmine (de Aladdin)  serão as próximas. "São clássicos que agora as crianças podem curtir como se estivessem dentro da história, vivendo  aquelas aventuras que até hoje só tinham acompanhado como espectadoras", diz André, da Dentro da História. 


Impacto social 

Cada associado ao Clube Dentro da História  ainda vai apoiar, junto com a startup, o incentivo à leitura em lugares que mais precisam. Isso porque o valor equivalente a 0,5% de cada assinatura será doado todo mês ao Instituto Omunga,  que constrói bibliotecas e leva conhecimento a crianças que vivem em regiões distantes e isoladas.

Graças à atuação do Omunga, cerca de 4 mil crianças do  sertão do Piauí e de Angola, na África, já foram beneficiadas. A parceria da Dentro da História com o Instituto permitirá que os pais que participarem do clube contribuam não só com a educação de seus filhos, mas também com a de crianças que raramente têm  acesso a livros. E os assinantes receberão notícias de como mais crianças estão sendo impactadas graças à parceria. 


Serviço:

Clube Dentro da História
Indicado para crianças de 0 a 12 anos
Disponível para personalização em
https://www.dentrodahistoria.com.br/clube/ 
Entregue no endereço de escolha, com prazo a partir de  7 dias úteis 

 

Sobre a Dentro da História

Com menos de 3 anos de vida (nasceu em 2016, em Campinas),  a startup já vendeu mais de 350 mil livros personalizados. Nesse período, já foi considerada uma das mais relevantes startups de educação do Brasil, pela lista 100 Startups to Watch. Também fez parte do programa Endeavor  Scale Up, com destaque entre as startups que  mais crescem no país. Em novembro de 2018, Dentro da História foi listada como um dos 30 negócios que fazem bem ao Brasil pela revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, por incentivar o hábito da leitura desde a primeira infância. A Dentro da História usa o modelo Print on Demand,  e só imprime os livros já encomendados e comprados. Assim, a startup elimina custos tradicionais no mercado editorial, como o de estoque, encalhe e compartilhamento de receita com livrarias. Desde o fim do ano passado, Dentro da História opera na Europa com a marca Playstories, braço de expansão internacional.