capa

Cozinha italiana para surpreender a mamãe no domingo

Por

publicidade

No domingo, o almoço do Dia das Mães vai reunir toda a família.  Para quem fica em casa,  a dica é conferir as receitas que a Isabela ensina para inspirar pais e filhos  no preparo de surpresas  gostosa de um jeitinho tipicamente italiano.  Como entrada, que tal uma típica  bruschetta? Conta a história que os trabalhadores tostavam as sobras de pão, recheando-as com azeite e recheios diversos, especialmente tomates, alho, manjericão e azeite.  Como prato principal, a sugestão é combinar dois dos mais tradicionais pratos da cozinha italiana: a lasanha e a polenta, em uma lasanha de polenta com molho bolonhesa. Como é uma data especial, vale harmonizar o prato com um vinho tinto leve.  Para encerrar, a sobremesa é a deliciosa torta brigadeiro de banana, dando um toque final bem brasileiro à festa. Confira abaixo o passo a passo de todas as receitas.


bruschetta

Bruschetta


Ingredientes:

- 4 colheres (sopa) de azeite

- 5 dentes de alho picados

- 300 g de tomate-cereja, cortados em 4 partes

- sal a gosto

- ½ xícara (chá) de folhas de manjericão

- 1 embalagem de torrada tradicional  (160 g)

- 150 g de queijo parmesão ralado

 

Modo de Preparo:

Em uma frigideira aqueça o azeite e frite rapidamente o alho. Acrescente o tomate-cereja, mexa e desligue o fogo. Tempere com o sal e misture o manjericão. Porcione sobre as torradas,  polvilhe-as com o parmesão e sirva imediatamente.

Rendimento: 8 porções

 

Lasanha de polenta com molho bolonhesa

Lasanha de Polenta com Molho Bolonhesa

Ingredientes:

Molho Bolonhesa:

- 6 colheres (sopa) de azeite

- 1 cebola grande, picada

- 4 dentes de alho, picados

- 1 kg de coxão mole, moído

- 16 tomates, sem pele, sem sementes e picados

- 2 colheres (sopa) de extrato de tomate

- 750 ml de polpa de tomate

- sal, pimenta-do-reino, orégano e salsinha a gosto

 

Polenta:

- 3 colheres (sopa) de azeite

- 2 dentes de alho, picados

- 1 ½ xícara (chá) de fubá

 

Para a Montagem:

- 500 g – 1  embalagem de Lasanha Direto ao Forno

- 400 g de mozarela em fatias

- queijo parmesão ralado

 

Modo de Preparo:

Molho Bolonhesa:

Em uma panela grande, aqueça o azeite, refogue a cebola e os dentes de alho, junte o coxão mole e deixe refogar até fritar.  Acrescente os tomates, extrato de tomate, polpa de tomate e 2 xícaras (chá) de água. Acerte o sal, tempere com pimenta-do-reino, orégano e salsinha, deixe apurar e reserve.

 

Polenta:

- Numa panela média, aqueça o azeite, refogue o alho, junte 1 ½ litro de água e deixe ferver. Dissolva o fubá na água fria, acrescente aos poucos na panela e mexa delicadamente até o ponto de uma polenta mole. Acerte o sal, retire do fogo e reserve.

Montagem:

Monte a lasanha direto ao forno num refratário grande e fundo.  Divida o molho bolonhesa e o polenta em três partes, as tiras de lasanha em quatro e as fatias de mussarela em duas.

Alterne as camadas de molho e massa da seguinte forma: molho bolonhesa,tiras de lasanha, polenta, fatias de mussarela, tiras de lasanha, molho bolonhesa, tiras de lasanha, polenta, fatias de mussarela, tiras de lasanha, molho bolonhesa, polenta e finalmente queijo parmesão.

Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio a 200 ºC por 50 minutos.

Para dourar a superfície, retire o papel-alumínio dez minutos antes de finalizar o tempo.

Rendimento: 15 porções

Dica: Para a lasanha ficar perfeita, coloque as tiras sempre entre os molhos e não se esqueça de utilizá-los ainda quentes. Para cada 500 g de massa utilize no mínimo 3 ½ litros de molho. Querendo reduzir o tempo de preparo, deixe a lasanha montada por dez minutos antes de levá-la ao forno.

 

Torta brigadeiro de banana

Torta Brigadeiro de Banana

Ingredientes:

 

Brigadeiro de banana

- 2 latas de leite condensado

- 4 bananas nanicas amassadas

- 2 colheres (sopa) de margarina sem sal

 

Massa

- 1/3 de embalagem de biscoitos de leite

- 100 g de margarina sem sal em temperatura ambiente

 

Cobertura

- 200 g de chocolate meio amargo picado

- ¼ xícara (chá) de creme de leite

- ½ xícara (chá) de castanha-do-pará grosseiramente picadas

 

Modo de Preparo:

 Brigadeiro de Banana

Em uma panela média coloque o leite condensado, as bananas e a margarina. Leve ao fogo baixo mexendo sempre, até soltar do fundo da panela. Desligue o fogo e reserve.

 

Massa

Ligue o forno em temperatura média (180 °C – 200 °C). No processador ou liquidificador triture os biscoitos. Passe para uma tigela e, com as mãos, misture a margarina para obter uma farofa grossa. Acomode essa mistura em uma forma redonda (20 cm de diâmetro) e de fundo falso. Pressione com as mãos para forrar todo o fundo da forma. Leve ao forno por cinco minutos, retire e reserve.

 

Cobertura

Em um refratário coloque o chocolate com o creme de leite e leve ao micro-ondas, potência média por dois minutos, mexendo na metade do tempo. Retire e mexa bem para obter um creme liso e homogêneo. Reserve.

 

Monte a torta

Sobre a base de torta despeje o brigadeiro de banana. Por cima, espalhe a cobertura e leve à geladeira para firmar por pelo menos duas horas. Desenforme, decore com as castanhas e sirva.

Rendimento: 10 porções