Três Coroas celebra Ano Novo Tibetano

Três Coroas celebra Ano Novo Tibetano

Apresentações de dança, música e gastronomia estão na programação que começa neste sábado

Adriana (Drika) e Ogyen Shak, organizadores do Losar - Ano Novo Tibetano

publicidade

Neste final de semana, está sendo realizado o Losar, festival do Ano Novo Tibetano, em Três Coroas. As atividades ocorrem na Praça Affonso Saul, a partir deste sábado às 10h. Apresentações folclóricas na Praça integram a programação a partir das 16h. O palco será decorado especialmente para o evento. Os figurinos que serão usados nas apresentações da Dança Khamdro, que faz parte do folclore do Tibet, e da performance Leões da Neve estão sendo confeccionados pela Tashi Dolma, costureira tibetana que reside em Três Coroas. São roupas muito coloridas e com detalhes que só mesmo um nativo saberia colocar. 
Para a dança de Khamdro são seis dançarinos e para a performance dos Leões da Neve são cinco. Os dançarinos são jovens adolescentes ligados ao CTG Sentinela de Igrejinha e foram treinados durante quatro semanas para o evento.

A organização está a cargo do Espaço Tibet, conduzido pelo chef tibetano Ogyen Shak e sua esposa Adriana Shak. “Estamos positivamente surpresos com a receptividade da comunidade local que estão erguendo as bandeirinhas tibetanas para receber o Ano Novo com positividade”, diz Adriana, também conhecida como Drika. Para ela, o Losar na cidade é mais um passo em direção ao sonho de divulgar a cultura tibetana de sabedoria e paz ao povo brasileiro em vários aspectos. “Acreditamos que a beleza e a riqueza que esta cultura exótica e inédita carrega podem impactar de várias formas positivas o local que for sediar este Festival”, diz Drika. 
Uma pessoa leiga poderá conhecer um pouco mais desta cultura porque haverá explicações antes de cada show ou cerimônia. Drika explica que o Losar, ou Ano Novo Tibetano, é conhecido pelo espírito de confraternização. “As comunidades tibetanas se reúnem e se encontram para celebrar. Porém como estamos num país diferente que é bastante receptivo às diferentes etnias, é uma forma de prestigiar o povo gaúcho e brasileiro que nos recebe. Há uma tradição em algumas comunidades tibetanas do ‘Happy Parade’, onde todos se reúnem para sorrir e gargalhar e pretendemos fazer isto nesta parte do Festival com as diferentes etnias que teremos presentes”. 
Também ocorrerá, neste domingo, o Losar Bike, o pedal do Ano Novo Tibetano, a partir das 9h, saindo da Praça até o parque das Laranjeiras, entre outras atrações. A realização é da Shak Produções, apoio da Prefeitura Municipal de Três Coroas e Espaço Tibet.

Programação

Sábado - 5 de março

10h - Abertura

15h - Painel Inter-Religioso sobre Paz

16h30 - Dança Folclórica Tibetana

17h - Performance Leões da Neve

18h - Pocket Show Ogyen Shak

Domingo - 6 de março

09h - Losar Bike (Pedal de Ano Novo Tibetano)

10h - Ritual Bandeiras Parque das Laranjeiras

12h - Oficina Gastronômica

15h - Fala Mr Jigme Chagtuk

17h - Encontro de Etnias Felicidade

18h - Cerimonial de Encerramento


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895