Ideias para aproximar

Ideias para aproximar

Noite das Ideias, promovida pela Embaixada da França, Institut Français de Paris, rede brasileira de Alliances Françaises e parceiros locais, será realizada no dia 28

Psicóloga e feminista Mara Gomes estará no debate sobre ‘Saúde e Proximidades’

publicidade

Evento internacional, anual, dedicado ao fluxo de ideias e conhecimentos, a Noite das Ideias se realizará pelo segundo ano consecutivo no Brasil, no dia 28 de janeiro. Organizado pela Embaixada da França, em parceria com o Institut Français de Paris, a rede brasileira de Alliances Françaises e parceiros locais, a noite de reflexões e debates criativos será realizada em Porto Alegre e mais três cidades do país. O tema é a criação de alternativas para nos tornas “Próximos”, com três eixos temáticos: "Identidades culturais transfronteiriças", “Os desafios do mundo digital” e "Saúde e Proximidades". A transmissão ocorrerá no dia 28, das 20h às 23h, pela TVE RS e nos canais da Aliança Francesa. O programa será conduzido como conversa, apresentado por Kátia Suman, intercalando-se as participações dos convidados com depoimentos em vídeo e shows de Adriana Deffenti, Valeria Barcellos, Ângelo Primon, Diego Lopes Barcelos e a participação especial de Carlito Magallanes.
 
 
PROGRAMAÇÃO DO NOITE DAS IDEIAS
 
BLOCO 2 - TEMA:  "Identidades culturais transfronteiriças"
Xadalu - artista visual urbano com obra que transita entre intervenções nas ruas e exposições em museus, galerias e centros culturais. Sua produção mescla as colagens da sticker art a técnicas e linguagens como a serigrafia, a pintura, a fotografia e o objeto. Seu trabalho em street art já foi exibido em mostras coletivas e individuais em Porto Alegre e na Europa.
Lorena Maia Resende - Mestra em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (Prograu) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), na linha de pesquisa do Urbanismo Contemporâneo (2019). Arquiteta e Urbanista graduada pela Universidade Federal de Pelotas (2016).
Fabián Severo (Uruguai) - Escritor e professor de Literatura. Coordena oficinas de redação e é assistente acadêmico de Letras do Projeto ProArte da ANEP CoDiCen. É autor dos livros "Noite Nu Norte. Poemas en Portuñol" (2010), "Viento de Nadie" (2012), "NósOtros" (2013), "Viralata" (2015) e "Sepultura" (2020). Com "Viralata", recebeu, em 2017, o prêmio nacional de literatura do Uruguai.
Atração musical: Adriana Deffenti, Angelo Primon e Diogo Barcelos
                       
BLOCO 2 - TEMA:  "Os desafios do mundo digital"
Leonel Furtado Paes - Graduado em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Franciscano (2000). Pós-Graduação em e-business na Universidade Técnica de Lisboa. Mestrado na Universidade Federal de Sana Catarina. Docente de Empreendedorismo e Coordenador do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas na UTEC Universidade Tecnológica do Uruguai.
Rafael Prikladnicki - Prikladnicki é 17º na categoria "Consolidated Researchers" e 2º como pesquisador mais ativo em "Top-quality Journals", na mesma categoria. Dirige o Tecnopuc e é professor da Escola Politécnica da PUCRS, atuando desde 2010 como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC).
Leandro Folgar (Uruguai) - Presidente do Plano Ceibal, é mestre em Tecnologia, Inovação e Educação pela Harvard University, nos Estados Unidos. Ele também obteve suas credenciais de certificação de negócios por meio da Harvard Business School com a certificação CORe. Foi professor adjunto do Departamento de Educação da Universidade Católica do Uruguai.
Atração musical: Valéria Barcellos e Adriana Deffenti
 
BLOCO 3 – TEMA: "Saúde e Proximidades"
Mara Gomes - Psicóloga formada pela Ufrgs com orientação psicanalítica e atua na área clínica há três anos. É, também, feminista interseccional, ilustradora e escritora e defende como proposta de vida colocar sempre no seu trabalho e na sua arte a extensão do que é ser um corpo negro no mundo.
Mauricio Bagarollo - Empreendedor social, fundador e coordenador da ONG Doutorzinhos. Pioneiro em levar a arte do palhaço para hospitais em Porto Alegre; trabalha e atua como palhaço há 14 anos. É formador e coordenador artístico dos projetos da ONG inscritos no Ministério do Turismo.
Virginia Rial Ferreira (Uruguai) - Graduada, mestre e doutoranda em Antropologia do  Departamento de Antropologia Social da Faculdade de Ciências Humanas e da Educação (UDELAR)
Atração musical - Carlitos Magallanes e Adriana Deffenti
 
 

publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895