Sem pressa para não errar

Sem pressa para não errar

A eliminação precoce na Copa Libertadores altera o planejamento para a temporada, especialmente na questão financeira, mas garante um tempo maior para finalmente o clube planejar com ambição de título o Brasileirão 2021.

Nando Gross

Grêmio continua sonhando em repatriar Douglas Costa, atualmente na Juventus

publicidade

Os dirigentes do Grêmio se apuraram em tornar público o interesse por grandes jogadores, como Rafael Carioca, Borré e Douglas Costa. Por enquanto, a realidade é Thiago Santos, contratado junto ao futebol estadunidense e que já assumiu a condição de titular. Tiago Nunes chega para devolver ao Grêmio a capacidade competitiva que perdeu na temporada passada e isso sinaliza à necessidade de mudanças.

Há muito, o time gremista é frouxo na marcação e muitas vezes ingênuo ao dar espaços para o adversário jogar. Por isso, a primeira coisa a ser feita é uma profunda avaliação do grupo e das categorias de base, uma definição do modelo de jogo a ser utilizado e então pensar nos reforços.

O Grêmio empilhou contratações nos últimos anos e em geral os protagonistas foram todos das categorias de base. A eliminação precoce na Copa Libertadores altera o planejamento para a temporada, especialmente na questão financeira, mas garante um tempo maior para finalmente o clube planejar com ambição de título o Brasileirão 2021.

A dica de Guardiola

É absolutamente natural e lógico que um treinador estude o adversário, monte a estratégia e escale seu time de acordo com o que irá encontrar pela frente. Mas é importante levar em conta não apenas as virtudes do adversário, é preciso analisar as suas fragilidades e trabalhar para se valer dela. E o mais importante, jamais esquecer a personalidade da sua própria equipe.

Perguntado sobre o jogo desta tarde contra o Paris Saint-Germain pela Uefa Champions League, o técnico do Manchester City, Pep Guardiola, respondeu: “Vamos conceder contra-ataques. Eles têm qualidade. São extraordinários. A única maneira de minimizar essas coisas é impor seu jogo. Quanto mais você for você mesmo, mais chance de passar. Se você pensar no oponente, é mais difícil”, afirmou o treinador espanhol.

Sem preconceito

Alguns acreditam que Miguel Ángel Ramírez é muito jovem para dirigir o Inter. Com apenas 36 anos, o espanhol foi questionado por diversos fatores, inclusive sua idade. Pois agora o super Bayern de Munique anunciou o jovem Julian Nagelsmann de 33 anos para suceder Hansi-Flick no comando da equipe a partir de julho. A imprensa alemã afirma que o clube desembolsou 25 milhões de euros (R $164,4 milhões) para contratar o técnico do RB Leipzig.

Esses valores fazem dele o treinador mais caro do mundo. Nagelsmann é apontado como um fenômeno da nova safra de técnicos europeus. Tentou seguir carreira como jogador, mas desistiu aos 20 anos, quando atuava pelo Augsburg, da Alemanha.

 
Marca histórica

E um jovem fez história ontem no futebol. Christian Pulisic se tornou o primeiro estadunidense a marcar um gol em uma semifinal de Liga dos Campeões da Europa. Ele fez o gol do Chelsea no estádio Alfredo di Stéfano no empate em um a um com o Real Madrid.

Vandalismo

O ônibus da Ponte Preta foi atacado por marginais após a derrota por 1 a 0 para a Inter de Limeira, no Campeonato Paulista. Segundo informações do clube, pedras que foram atiradas contra as janelas causaram escoriações em alguns atletas. "A Associação Atlética Ponte Preta repudia veementemente a ação absurda de pessoas que atacaram o ônibus da equipe e, entre outras ações, quebraram o vidro traseiro do ônibus, cujos estilhaços causaram escoriações nos atletas e feriram o meia Locatelli.”

É inaceitável que isso aconteça no futebol. A Ponte acionou as autoridades e está disponibilizando todas as imagens para a polícia para que os responsáveis sejam identificados e punidos.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895