Avanços na arrecadação do Rio Grande do Sul

Avanços na arrecadação do Rio Grande do Sul

Com ações de modernização na gestão, Estado bateu recorde na arrecadação de ITCD

Mauren Xavier (Interina)

Subsecretário Ricardo Neves Pereira destacou o crescimento na arrecadação

publicidade

A Receita Estadual bateu recorde na arrecadação de ITCD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens e Direitos), que superou a marca de R$ 1 bilhão em 2021, pela primeira vez na história. Na comparação dos últimos cinco anos, o aumento da arrecadação foi de 104,1%. O subsecretário Ricardo Neves Pereira aponta que o crescimento tem sido contínuo, como a modernização dos processos.

Em 2019, foi criado o ITCD Virtual, responsável pela modernização na gestão do tributo e que consolidou a evolução obtida desde 2017. O dado também aparecerá no balanço das finanças públicas, que deve ser divulgado nessa semana pela Secretaria Estadual da Fazenda. A mudança na arrecadação de ITCD é uma das alterações trazidas com a aprovação de parte da Reforma Tributária do Estado, há pouco mais de um ano.

Outra iniciativa que começa a mostrar resultados é a que envolve o cidadão. Desde o final do ano passado, o governo começou a devolver parte do ICMS da arrecadação do varejo aos cidadãos inscritos na Nota Fiscal Gaúcha por meio do Receita Certa. Além disso, a Sefaz conseguiu recuperar em atos de autorregularização R$ 400 milhões, crescimento de 85% na comparação com 2020. Os números são importantes diante do impacto da redução das alíquotas de ICMS, que começou a vigorar nesse ano. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895